Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Você já considerou utilizar recursos de storytelling para redes sociais? Apesar de essa ser uma técnica bastante comum dentro do marketing de conteúdo, muitas empresas negligenciam o poder que ela pode ter em reter e fidelizar clientes se usadas nesses espaços.

Assim sendo, veja a seguir como o uso de storytelling em redes sociais pode mudar totalmente as perspectivas de sua empresa para seus clientes de forma positiva. Além disso, saiba também quais são as melhores técnicas e métodos para consolidar esse processo.

Por que aplicar storytelling para redes sociais?

Apresentar um produto ou serviço a partir de uma história roteirizada é uma ótima estratégia. Por meio dela o cliente cria um vínculo de identificação com a sua marca, além de fortalecer o relacionamento com a sua empresa.

Neste sentido, esse é um recurso bastante utilizado em locais como blog posts e vídeos, por exemplo. Por outro lado, o storytelling em redes sociais é menor do que deveria. Isso acontece principalmente porque sua adoção neste espaço pode trazer vários benefícios:

  • Seu grande poder de engajamento será ainda maior em postagens curtas de redes sociais. Assim, a taxa de retenção e conversão de sua empresa aumentará muito;
  • Mesmo que o seu negócio tenha alguns modelos definidos de persona, grande parte de seu público-alvo estará nesses locais. Ou seja, você direcionará a história para as pessoas certas no lugar certo;
  • Além disso, outra grande vantagem é que com relação aos os clientes em potencial que não gostam de um marketing mais direto. Nestes casos, conteúdos desse tipo passarão sua mensagem a eles com máxima eficiência.

Um storytelling bem construído é capaz de compartilhar experiências, gerar empatia e cativar emocionalmente o cliente. E para fazer isso da forma certa, algumas técnicas e métodos fazem toda a diferença.

Utilizando storytelling em redes sociais

Por se tratar de um espaço em que informações circulam de forma mais resumida e rápida, o uso do storytelling deve ser certeiro. Assim sendo, para construir uma história que cumpra com esses requisitos, siga as seguintes dicas:

  • Invista na humanização de suas informações. Use cases de clientes e a opinião de pessoas reais sobre seus produtos e serviços;
  • No caso de postagens maiores e mais complexas, divida os blocos de informação em pequenos posts lançados em sequência;
  • Conte com o recurso de imagens e vídeos para contar a história da marca e de seus produtos em geral;
  • Além disso, tenha o seu conteúdo organizado em forma de roteiro, que seja capaz de prender seu público-alvo com um começo, meio e fim.

Isso pode ser feito em todas as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo. E na medida em que adotar essas estratégias ancoradas em um marketing de conteúdo eficiente, a retenção e o sucesso dos clientes crescerá significativamente.

O marketing para fortalecer o relacionamento com o cliente

Por mais fora dos padrões tradicionais de propaganda que seja, o storytelling ainda é um recurso de marketing. Assim sendo, o uso das ferramentas certas ligadas a essa área para a sua empresa contar uma história cativante ao público-alvo faz toda a diferença.

Neste sentido, é importante voltar as atenções sobretudo para o marketing de conteúdo. Seja com textos, vídeos ou imagens, o storytelling para redes sociais deve contar com algumas de suas regras básicas, que incluem, por exemplo:

  • Criação de posts humanizados que conduzam o cliente em sua jornada de compra;
  • Um estudo detalhado sobre as personas de seu público-alvo para conteúdos assertivos;
  • O uso de informações relevantes sobre a sua marca, produtos e serviços;
  • Medidas de personalização de conteúdos que promovam a comunicação entre a sua empresa e o cliente.

Diante desses aspectos, você precisa ter o suporte de profissionais especializados, que ofereçam as melhores soluções ao seu negócio. Sabendo disto, a AO5 oferece as melhores soluções de marketing para que sua empresa tenha sucesso ao alcançar o cliente a partir do storytelling.

Para fazer isso, realizaremos um estudo completo de sua marca e seu público-alvo, com foco nas necessidades de ambos. A partir de então, traçaremos um plano de marketing que traga os resultados de sucesso que você espera. Estamos aguardando o seu contato e ficaremos super felizes em te ajudar.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time