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Como transformar o impacto de uma Landing Page que não converte visitantes em clientes

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 01 de fev 2021

O que fazer quando os clientes não convertem? As Landing Pages são muito utilizadas em campanhas de Marketing Digital por conta das altas taxas de conversão. Uma Landing Page consiste em uma página que possui todos os elementos para você conseguir atrair cliente.

Por isso elas também são chamadas de páginas de conversão ou páginas de aterrissagem. Atrair um possível cliente para uma Landing Page já é, naturalmente, um trabalho difícil. E claro, isso exige tempo, dedicação e estratégia correta. Mas, depois de atrair os clientes em potencial, a Landing Page precisa manter a atenção e fazer com que ela cause um impacto na pessoa.

E isso também pode ser um problema. Então, o que fazer quando os clientes não convertem a partir de uma Landing Page? É isso que vamos explicar a seguir.

Elementos que tornam uma Landing Page pobre e contribui para clientes que não convertem

Quando clientes não convertem, é sinal de que a Landing Page precisa de alterações ou até mesmo de uma mudança drástica.

Assim, antes de mais nada, é preciso identificar os fatores responsáveis pela baixa taxa de conversão. Alguns elementos podem tornar uma Landing Page pobre em conversão:

  • Velocidade lenta do site: se a Landing Page demorar para carregar o possível cliente vai deixar o site. Estima-se que a cada 4 visitantes, 1 abandona o site após esperar 4 segundos para o carregamento da página;
  • Título muito longo: cerca de 80% dos visitantes de uma Landing Page leem apenas o título e o subtítulo. Portanto, o título não pode ser muito longo, mas tem que prender a atenção do visitante. Além disso, ele não pode ser muito vago;
  • Chamada para a ação incompleta: se o botão CTA do seu site não deixar claro qual o próximo passo para o visitante, o possível cliente não irá clicar nele;
  • Ausência de elementos que mostram a aprovação do serviço: não mostrar elementos como o número de assinantes da newsletter ou comentários de clientes pode ser prejudicial para a Landing Page;
  • Design confuso: um design confuso causa insegurança e pode ser um fator prejudicial para a Landing Page.

Uma Landing Page lenta diminui o impacto e afasta os visitantes

Como vimos no tópico anterior, clientes não convertem após acessar uma Landing Page por diversos fatores. Assim, corrigir esses fatores já melhora o impacto da Landing Page. Começando pelo primeiro fator, que é a velocidade lenta do site, tome cuidado com as seguintes situações:

  • Serviço de hospedagem barato: eles fazem com que o tempo de resposta do servidor seja mais lento, demorando mais para carregar o site;
  • Efeitos elaborados de slider e Javascript: quanto mais elaborados, tornam o site mais lento. E, além disso, as pessoas não costumam levar esses efeitos em consideração;
  • Imagens pesadas e em grande número: isso deixa o site mais lento e também distrai o visitante.

Clientes não convertem por conta de outros elementos da Landing Page

Depois de corrigir o problema de lentidão do site, é preciso avaliar os elementos da Landing Page em si:

  • Título: tem que ser direto e ser claro quanto à proposta oferecida;
  • Imagem: precisa estar relacionada diretamente à proposta para ajudar na conversão do cliente. Nunca use imagem genérica;
  • Descrição da oferta: além do bom texto, utilize recursos como bullet points, destaque termos importantes em negrito e não utilize blocos muito longos de texto;
  • Formulário: atenção ao número de informações que serão solicitadas. A exigência de muita informação diminui a taxa de conversão;
  • Prova social: mostre que os clientes estão contentes com o produto ou serviço. Separe um espaço para ressaltar os comentários dos clientes, por exemplo.

Sendo assim, a correção ou melhora desses elementos devem aumentar a taxa de conversão e aumentar o impacto de uma Landing Page. Em relação ao Marketing Digital durante a pandemia, existem dificuldades, mas também há oportunidades.

Nesse sentido, a agência de Marketing Digital AO5 pode te ajudar a definir as melhores estratégias durante o período de isolamento social. Para uma landing page certeira em termos de conversão, fale com a gente e veja como podemos te ajudar.