O mapa de empatia do cliente é um recurso que pode ajudar muito no desenvolvimento de seu plano de negócios. Trata-se de um recurso focado em aprofundar os detalhes sobre seu cliente em potencial, compreendendo seus gostos, estado emocional e preferências. Todos estes dados acabam sendo de extrema importância para o inbound marketing e o sucesso de sua empresa. Assim, veja a seguir 6 dicas que lhe ajudarão a criar uma persona com base neste método.
Criar uma persona significa fazer uma análise profunda de seu cliente em potencial. Neste contexto, utilize o mapa de empatia para responder as seguintes perguntas:
A partir destes aspectos, você pode começar a projetar um modelo de persona que corresponda aos seus clientes reais. Com isto em mente, é hora de seguir para o próximo passo.
É importante ter em mente que, seguindo as orientações do mapa de empatia, você terá que agregar valor para o produto ou serviço. Dentro deste contexto, há algumas estratégias que podem lhe ajudar muito no entendimento e criação da persona. Entre elas se destacam:
A partir da aplicação do mapa de empatia do cliente, você já pode começar a bolar estratégias que o envolvam com sua empresa.
Esta é uma etapa muito importante, que pode ser realizada a partir dos questionários e das análises feitas de seus clientes. Assim sendo, para criar uma persona leve em consideração o seguinte:
É importante pensar que, na medida em que uma persona é construída com base neste tipo de informação, o processo se torna muito mais eficiente. Portanto, o mapa de empatia do cliente cumpre com um papel fundamental neste sentido.
A partir dos dados obtidos, é possível começar a pensar em sua persona de modo específico. Para isto, a ajuda da equipe de marketing é fundamental, sobretudo para identificar os padrões de comportamento mais benéficos para sua empresa:
Junto com sua equipe, este é um trabalho de investigação completo. Se for feito corretamente, será possível criar uma persona realmente útil.
Uma coisa importante é ter consciência de que padrões de comportamento mudam o tempo todo. Assim sendo, é muito importante que a sua persona acompanhe as tendências atuais:
Estas estratégias farão uma grande diferença, aumentando a assertividade de sua empresa. Para tanto, o mapa de empatia do cliente ajudará a estabelecer os critérios certos para elas.
Quando se trata de usar o mapa de empatia para construir uma persona, é muito fácil acabar se perdendo em perguntas e construções desnecessárias. Para evitar que isto aconteça:
Com a ajuda do mapa de empatia você pode utilizar estas informações para construir modelos diferentes de personas, que realmente agreguem valor para o seu negócio.