Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

O mapa de empatia do cliente é um recurso que pode ajudar muito no desenvolvimento de seu plano de negócios. Trata-se de um recurso focado em aprofundar os detalhes sobre seu cliente em potencial, compreendendo seus gostos, estado emocional e preferências. Todos estes dados acabam sendo de extrema importância para o inbound marketing e o sucesso de sua empresa. Assim, veja a seguir 6 dicas que lhe ajudarão a criar uma persona com base neste método.

Entenda como funciona o mapa de empatia do cliente

Criar uma persona significa fazer uma análise profunda de seu cliente em potencial. Neste contexto, utilize o mapa de empatia para responder as seguintes perguntas:

  • Qual é a profissão do cliente?
  • O que ele pensa e sente?
  • Quais são suas dores e problemas?
  • O que gosta e o que não gosta de fazer?
  • O que ele escuta, fala, vê e consome?

A partir destes aspectos, você pode começar a projetar um modelo de persona que corresponda aos seus clientes reais. Com isto em mente, é hora de seguir para o próximo passo.

Pense em formas de engajamento

É importante ter em mente que, seguindo as orientações do mapa de empatia, você terá que agregar valor para o produto ou serviço. Dentro deste contexto, há algumas estratégias que podem lhe ajudar muito no entendimento e criação da persona. Entre elas se destacam:

  • O com informações úteis e relevantes ao público-alvo relacionadas aos seus produtos e serviços;
  • Botões de Call to Action em seu site e blog, que lhe ajudem a analisar o que faz o cliente se inscrever para ter acesso a conteúdos exclusivos;
  • Pesquisas de opinião com perguntas que lhe ajudem a descobrir mais sobre o público-alvo, tendo como base as questões acima.

A partir da aplicação do mapa de empatia do cliente, você já pode começar a bolar estratégias que o envolvam com sua empresa.

Fique de olho em padrões de segmentação do público

Esta é uma etapa muito importante, que pode ser realizada a partir dos questionários e das análises feitas de seus clientes. Assim sendo, para criar uma persona leve em consideração o seguinte:

  • O sexo e as faixas etárias mais comuns entre os clientes em potencial da sua empresa;
  • Fatores como estado civil, questões familiares, emprego e renda;
  • Hobbies e demais atividades que possam gerar interesse em seus produtos ou serviços.

É importante pensar que, na medida em que uma persona é construída com base neste tipo de informação, o processo se torna muito mais eficiente. Portanto, o mapa de empatia do cliente cumpre com um papel fundamental neste sentido.

Reúna a equipe para discutir resultados do mapa de empatia do cliente

A partir dos dados obtidos, é possível começar a pensar em sua persona de modo específico. Para isto, a ajuda da equipe de marketing é fundamental, sobretudo para identificar os padrões de comportamento mais benéficos para sua empresa:

  • Debata com todos quais são as informações mais importantes para serem utilizadas na criação da persona;
  • Alinhe os detalhes para direcionar conteúdos e propostas de produtos e serviços para quem realmente importa;
  • Peça ajuda a todos os envolvidos, para que possam encontrar os padrões informativos mais úteis para sua empresa.

Junto com sua equipe, este é um trabalho de investigação completo. Se for feito corretamente, será possível criar uma persona realmente útil.

Monitoramento contínuo para identificar mudanças

Uma coisa importante é ter consciência de que padrões de comportamento mudam o tempo todo. Assim sendo, é muito importante que a sua persona acompanhe as tendências atuais:

  • Veja quais são as novidades em seu nicho e como os clientes estão a recebendo;
  • Faça sua persona acompanhar as mudanças de gostos e preferências do público-alvo;
  • Acompanhe modas e tendências gerais de comportamento para inserir sua persona;
  • Procure ambienta-la nas redes sociais modernas e desenvolver seus gostos de acordo com o que está acontecendo atualmente.

Estas estratégias farão uma grande diferença, aumentando a assertividade de sua empresa. Para tanto, o mapa de empatia do cliente ajudará a estabelecer os critérios certos para elas.

Foque-se no que é realmente importante

Quando se trata de usar o mapa de empatia para construir uma persona, é muito fácil acabar se perdendo em perguntas e construções desnecessárias. Para evitar que isto aconteça:

  • É preciso avaliar todas as informações disponíveis, mas garantir que somente as essenciais façam parte de sua persona;
  • Deixe de lado todo e qualquer dado que não afeta os hábitos de consumo de seu cliente em potencial. O mesmo vale para o relacionamento de sua empresa;
  • Além disto, elabore um questionário de antemão que irá, de fato, contribuir para que haja o aumento de vendas em sua empresa.

Com a ajuda do mapa de empatia você pode utilizar estas informações para construir modelos diferentes de personas, que realmente agreguem valor para o seu negócio.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time