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Copy para anúncios: como usá-lo e o gatilho pode ajudar a converter vendas?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 12 de abr 2021

Um copy para anúncios nada mais é do que um texto que tem como objetivo converter clientes. Em uma campanha de publicidade, esse é um elemento fundamental para criar engajamento e, consequentemente, vendas.

Esse tipo de texto precisa conter vários elementos persuasivos e atrair a atenção do potencial cliente. Desta forma, um texto simples e direto pode alavancar sua campanha de marketing.

Afinal, o que adianta sua empresa possuir o melhor produto, mas não saber divulgá-lo da forma correta? Por isso, confira a seguir como utilizar o copy para anúncios e como ele pode te ajudar na conversão de clientes.

Dicas para criar um bom copy para anúncios

Pensando em uma divulgação eficiente e atrativa para o cliente, confira algumas dicas na hora de utilizar essa ferramenta:

  • Vá direto ao ponto: não enrole e seja mais claro possível, até porque o espaço é limitado e o tempo do cliente é muito precioso. A pessoa não vai se interessar pelo seu produto o anúncio for muito longo ou generalizado;
  • Atinja as pessoas certas: o público alvo precisa estar bem definido. É preciso mirar no público certo, senão o seu esforço será em vão. Por isso, antes de mais nada, conheça o perfil das pessoas que precisam do produto que será divulgado;
  • Não se autoelogie: foque sempre no cliente. Ofereça soluções e praticidade. Ele é o centro das atenções. O excesso de autopromoção pode sair pela culatra e o cliente perder o interesse de forma muito fácil. Destaque os pontos positivos da sua empresa, mas sempre mostrando como esses pontos podem ajudar o possível comprador;
  • Elabore um anúncio marcante: sem exageros, claro, mas algo que, de alguma forma, mexa com os sentimentos das pessoas;
  • Foque no que é mais importante: não dispare uma metralhadora de informações para o cliente. Faça ele se concentrar no que é mais importante. Caso contrário, ele perderá o interesse de forma rápida e não memorizará muitas informações.

Utilizando gatilhos mentais em seu copy para anúncios

Criar um anúncio de marketing eficiente exige uma série de conhecimentos técnicos e práticos sobre todo o processo de vendas. Assim, a agência AO5 pode te auxiliar explicando, por exemplo, conceitos importantes relacionados às campanhas de marketing.

Além disso, dentro desse grande universo do marketing digital, esse tipo de copy pode utilizar os chamados gatilhos mentais para atrair um possível cliente. Existem ao menos 23 gatilhos mentais, entre eles, podemos citar os mais importantes:

  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Escassez;
  • Autoridade;
  • Prova Social.

Mas vale lembrar que a influência ocorre de maneira sempre positiva, apresentando soluções para o problema do cliente. Assim, podemos usar como exemplo a prova social. Ela consiste em mostrar o que os outros estão pensando sobre o produto oferecido.

Quando o cliente está com dúvidas, esse pode ser o fator determinante para a conversão. Dessa forma, tal gatilho consiste em expor depoimentos de outros clientes, cases de sucesso e clientes referências. Ele deve ser utilizado de forma equilibrada e natural, para que não cause o efeito contrário.

Como tudo isso ajuda a converter vendas?

Ao elaborar um copy para anúncios eficiente, utilizando os gatilhos e as dicas citadas acima, a campanha de marketing terá sucesso, pois:

  • Influenciará de forma positiva o possível cliente;
  • Deixará clara a proposta do anúncio e seu objetivo;
  • Mostrará as vantagens oferecidas pela empresa e pelo produto;
  • Divulgará cases de sucesso;
  • Além disso, mostrará o diferencia do produto em relação aos concorrentes;
  • E, acima de tudo, deixará a pessoa com o sentimento de “quero saber mais sobre isso” ou de “isso realmente pode me ajudar!”.

Diante disso, após colocar em prática uma campanha de marketing, é preciso saber se ela está funcionando.  Saber se a estratégia está dando é certo requer a realização de testes durante sua execução.

Muitas vezes, pensamos que o texto está ótimo, mas os resultados mostram o contrário. Assim, colete o máximo de informações possíveis e utilize as ferramentas disponíveis no mercado.

Se os resultados forem satisfatórios, ótimo, pois significa que a campanha está dando certo. Mas se eles ficarem abaixo do esperado, não desanime e procure aperfeiçoar o texto do seu anúncio.