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Hoje vamos falar da famosa copy para lançamento. Em uma campanha de marketing, os chamados gatilhos mentais são importantes para atrair clientes e fazer sua ação ter mais impacto. Eles precisam ser executados com certa frequência e intensidade.

Assim, uma copy para lançamento consiste nesses gatilhos e pode ser executada de diversas formas, seja em vídeo ou texto, por exemplo. O objetivo principal dela é influenciar as pessoas para transformá-las em clientes, realizando a conversão. Mas o que fazer quando sua estratégia não está dando certo?

Ao contrário do que muita gente pensa, essa ferramenta não tem uma data de validade definida. Isso vai depender muito da sua campanha. Assim sendo, quando a estratégia não está sendo eficiente, uma das primeiras atitudes (e talvez a mais lógica), é mudar a copy.

No entanto, na maioria das vezes, apenas alguns ajustes são necessários. Só que, para viabilizar esses detalhes, é preciso identificar o problema primeiro. Por isso, confira a seguir 3 ações que podem estar sabotando seu lançamento.

Não conhecer o perfil do cliente ideal na hora de fazer a copy para lançamento

Já abordamos várias vezes aqui no blog a importância de a empresa definir o perfil do cliente ideal (ICP, na sigla em inglês). É a partir do ICP que sua campanha pode deslanchar e atingir em cheio o alvo.

Então, você já se perguntou se a campanha de marketing da sua empresa definiu detalhadamente quem é o cliente ideal? Além disso, sabe qual é seu público específico e onde ele se encontra?

Se você não conseguiu responder a essas perguntas, fique atento, pois esse talvez seja um ajuste mais do que necessário a ser feito. Antes de tudo, para começar a definir o perfil do cliente ideal, a ação deve conhecer questões como:

  • Sexo;
  • Faixa etária;
  • Nível de formação;
  • Necessidades do potencial cliente;
  • E, por fim, questões mais profundas, como o que ele tolera e o que ele não suporta.

Então, como resolver esse problema? Simples: crie ou melhore o perfil do cliente ideal. Isso não deve ser feito para amanhã ou semana que vem, mas sim para ontem! Investindo nesse aspecto, você elimina o principal agente sabotador do seu projeto.

Complicar o texto e exagerar nas repetições

Sempre quando falamos em como criar boas campanhas de marketing, uma das primeiras dicas é: seja o mais claro possível.

Isso vale também nesse caso. Primeiramente, algumas pessoas possuem a tendência de complicar muito o texto. Sendo direto, elas querem enfeitar tanto a copy para lançamento que a mensagem fica perdida e confusa para as pessoas.

Dessa forma, invista tempo na criação de textos que contribuam para a uma leitura fluente. O potencial cliente precisa sacar em instantes qual o objetivo da campanha e não ficar pensando “o que isso está querendo dizer?”.

Dentro dessa estratégia de descomplicar o texto, outra coisa que torna uma copy muito chata são as repetições. Se quiser falar de novo alguma coisa, reflita se essa repetição é relevante e se vai ajudar o cliente.

Outro detalhe é que muitas campanhas exageram na utilização de números, achando que isso pode ser um diferencial. Na verdade, pode ser um fator negativo, sobretudo quando se tratam de porcentagens. Portanto, fique atento a isso!

Atrair o cliente errado com sua copy para lançamento

A sua copy pode ser ótima, mas, se você não atrair o cliente certo, sua estratégia vai por água abaixo.  Mas por que isso ocorre? Na maioria das vezes que isso acontece, é porque o texto não está relacionado ao seu lançamento. Isso parece loucura, mas acontece muito.

Basicamente, a copy precisa atrair o cliente certo que vai querer aquele produto. Se isso não acontecer, provavelmente o lançamento será um fracasso.

Fique atento às mudanças do mercado durante a crise

A crise geral que se instaurou no último ano está mudando a forma com que as empresas se relacionam com os clientes. Esse é um fator significativo, pois a crise é mundial e está afetando todos de alguma forma.

Diante disso, as estratégias pré-definidas precisam ser revisadas. Muitas vezes, um simples redirecionamento pode ser suficiente. Em alguns casos, no entanto, é preciso remodelar totalmente a campanha.

Assim, a AO5 te auxilia a obter sucesso durante a crise, mostrando a importância de investir em ações para melhorar sua copy de lançamento.

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Escrito por: Agência Orange Five

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