Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Hoje vamos falar sobre o papel do decisor de compra. Este é um processo central para uma negociação de sucesso, sobretudo na lógica Business to Business (B2B). Mas o problema é que, muitas vezes, todo esse processo não chega até quem precisaria alcançar.

Pois é, como resultado o recurso do decisor de compra, vital para definir o fechamento do negócio, não ocorre. Em alguns casos, mesmo que a sua negociação seja com as pessoas certas, elas podem não se sentir suficientemente seguras em sua jornada de compra para efetivar o acordo. Por isso, veja a seguir se dar bem nessa situação.

Entendendo o papel do decisor de compra

O termo decisor de compra diz respeito a fatores e pessoas que, no B2B, fazem uma empresa querer fechar negócio com você. É como se fosse um mapa que guia o seu cliente em potencial durante a jornada de compra, até a compra do produto ou serviço.

Assim sendo, a sua empresa precisa concentrar ações para influenciar positivamente este tipo de processo. Afinal de contas, dentro do B2B clientes em potencial percebem que tem um problema e buscam o seu negócio para ajudar a resolvê-lo. Por isso tenha em mente o seguinte:

  • Além do decisor, existem outros quatro conceitos em uma negociação que sua empresa também precisa conhecer. São eles: iniciador, influenciador, comprador e usuário;
  • O primeiro sugere o produto ou serviço, enquanto o segundo opina sobre o processo. O decisor se encarrega de bater o martelo, com a compra e do consumo da mercadoria;
  • Para cada uma dessas etapas, é preciso elaborar um plano assertivo de marketing e de comunicação. Isto fará toda a diferença para sua empresa.

Levando essas informações em conta, você pode ver o quanto é importante valorizar o decisor. Ele representa mais do que um momento crucial na jornada de compra, já que envolve pessoas que decidirão contratar, ou não seus produtos e serviços.

A estratégia certa para ter sucesso com o decisor de compra

O primeiro passo para você ter sucesso é identificar o decisor de compra dentro da negociação. As pessoas que estão representadas neste conceito decidem aspectos financeiros e de utilidade com relação ao seu produto e serviço. Assim, serão as que buscarão mais informações sobre ele.

Dessa forma, é super importante investir em estratégias de marketing e comunicação focadas em sanar suas dúvidas e mostrar que fechar negócio com sua empresa é a melhor opção. Para isto, algumas estratégias ajudarão muito:

  • Em primeiro lugar, pense em um plano de marketing de conteúdo que seja eficiente e informativo. Mostre para quem faz parte decisor de compra porque escolher você;
  • Para isto, use recursos diversos. Além de materiais multimídia como textos, imagens e vídeos, invista em e-mail marketing e uso de redes sociais;
  • Outro passo importante é tratar seus leads de forma qualificada. Pense nos fatores que o farão comprar com você como preço, entrega, segurança e qualidade.

Junto com essas estratégias, é necessário deixar claro que sua empresa oferece todo o suporte necessário. Dessa forma, deixe claro que você estará presente, inclusive durante o processo de pós-venda. Além disso, se você usar recursos como o funil de vendas e a jornada de compras, preste atenção aos leads que se interessam por seu produto ou serviço.

Muitos deles podem englobar o decisor de compra dentro do processo B2B. Por isso trate de nutri-los com todas as informações necessárias. Assim será mais fácil que cheguem a conclusão de que a sua empresa é a melhor escolha.

Um plano de marketing assertivo fará toda a diferença

O processo de negociação e vendas dentro do B2B é algo complexo e demorado. Neste sentido, contar com um processo de marketing eficiente é fundamental. Com esse recurso você pode identificar a prioridade dos compradores e encontrar motivações para compra.

Para isso, nada melhor do que adotar estratégias assertivas. Contando com recursos como blogs, funil de vendas e um conteúdo completo e otimizado, sua empresa sairá na frente. E se você tiver em dúvida sobre como fazer isso, conte com a ajuda da AO5.

Trabalhamos de forma a garantir os melhores resultados para aumentar de forma simples e eficiente as vendas de sua empresa. Entre em contato com a gente hoje mesmo para bolar um plano infalível de identificação e convencimento do decisor de compra no processo B2B.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time