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Dicas de como usar o Pinterest voltado para um projeto de marketing digital

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 16 de jun 2021

Você já pensou em usar o Pinterest para marketing digital? Mesmo não sendo uma das redes sociais mais populares, ela pode ser muito útil para divulgar um projeto com estratégias específicas. De fato, trata-se de uma plataforma que tem basicamente um apelo visual.

Isso porque o Pinterest direciona para a divulgação de imagens de todos os tipos. Dessa forma, é preciso saber aproveitar essas características, utilizando-as a seu favor para alavancar o número de clientes e de vendas do seu produto ou serviço.

Assim, nesse artigo você vai como usar o Pinterest voltado para um projeto de Marketing Digital em mídias sociais.

Conhecendo um pouco mais sobre o Pinterest para usa-lo em marketing digital

Basicamente, o Pinterest é uma rede que tem a finalidade de reunir ideias e compartilhá-las com outras pessoas que demonstrem interesse no mesmo tipo de assunto. Para usa-lo, primeiro você navega pela internet e identifica inspirações em sites e outros tipos de publicações. Assim, é possível destaca-las e criar pastas que agreguem os diversos assuntos. Claro, desde que estejam relacionados e que são referência para o tema em questão.

Atualmente, o Pinterest é considerado o maior mecanismo de busca visual no mundo. Ele oferece alternativas específicas para aprimorar a busca e que são bastante superiores quando comparadas a outros do mesmo gênero. A rede social conta nos dias de hoje com cerca de 300 milhões de usuários ativos.

Versão para empresas do Pinterest

Após a sua criação, em 2010, o Pinterest também se firmou como uma excelente plataforma de negócios para aqueles que sabem fazer bom uso dela. A partir disso, foi criado o Pinterest Business. Ele é voltado especialmente para a concretização de negócios a partir das informações trocadas na plataforma.

Mas como usar o Pinterest no marketing digital?

Tudo bem que o Pinterest tenha uma dimensão mais reduzida se comparada ao Facebook e Instagram. Juntas, as duas contabilizam 3,3 bilhões de usuários). Mas é importante salientar que a sua função é bastante diversa das redes sociais mencionadas. Isso porque ele faz parte da vida das pessoas nos momentos em que mais elas estão inspiradas e à procura de coisas novas.

Nesse contexto, o gestor de marketing deve saber aproveitar a oportunidade. Para isso, elabore iniciativas que busquem agregar as ideias de divulgação do seu produto com o conjunto de necessidades dos usuários. As marcas, então, devem sempre buscar publicar ideias inovadoras e interessantes na sua página. Seu objetivo deve ser o de se aproximar de seu público.

Principais recursos do Pinterest Business

Veja a seguir as principais funcionalidades do Pinterest Business. Eles podem ajudar a direcionar estratégias de marketing digital específicas para esse segmento.

Botão Salvar para sites

Esse recurso ajuda a fazer com que os próprios usuários da plataforma gerem conteúdos espontâneos que contribuam para a divulgação de sua marca, produto ou serviço. Ao modificar essa configuração, esse botão disponibiliza a opção de salvar para sites as fotos postadas na página inicial da empresa. Ou seja, os usuários vão poder postar as fotos em sua página pessoal.

 Rich pins (pins avançados)

Disponíveis apenas no formato de conta business, os chamados pins avançados (ou rich pins, em inglês) são ícones que trazem dados mais aprofundados sobre as imagens em questão. Eles vão além das informações básicas de título, legenda e link que aparecem nos pins comuns. Assim, o recurso contém metadados que devem ser incluídos s ao seu site e posteriormente devem ser reconhecidos pela plataforma.

Por isso não deixe de preencher todas as informações, como o título, a descrição, as hashtags e a URL de destino dos pins. Dessa forma o algoritmo vai entender qual é a imagem que você está postando.

São quatro tipos de rich pins diferentes:

  • Pins de produto: que possuem informações sobre o valor, oferta do produto em tempo real e link para aquisição;
  • Pins de receita: são aqueles que trazem informações que envolvem culinária e a preparação de alimentos de uma forma geral. Assim, contém conteúdos sobre ingredientes, tempo de cozimento, porções e afins;
  • Além disso, pins de artigo: estão relacionados com conteúdos acadêmicos. Mostram título, autor e um trecho do texto;
  • Por fim, pins de aplicativo: atualmente compatível apenas com os telefones do sistema iOS, esses botões também incluem uma alternativa para instalar o aplicativo que está sendo divulgado.

Shop the Look

Com essa funcionalidade, quem gosta de um item pode clicar na foto e seguir para o site de compra do produto. Está disponível somente na conta business. Para criá-lo, você deve clicar no ícone da etiqueta, preenchendo as informações solicitadas. Além disso, coloque  uma imagem em alta definição do produto que está à venda.