Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Por mais incrível que possa parecer, para muitas pessoas que trabalham na área de Marketing os conceitos de jornada de compra e funil de vendas ainda parecem desconhecidos ou são pouco utilizados.

Isso pode ser nocivo a qualquer estratégia para atrair o maior número possível de clientes dentro do menor tempo possível. Principalmente se você quer utilizar a maior quantidade disponível de ferramentas para promover a imagem da empresa. Assim, saber a forma correta de aplicar esses conhecimentos pode fazer a diferença no cenário competitivo.

Neste artigo você vai conhecer algumas das principais estratégias adotadas pela AO5 como intuito de aumentar os resultados da jornada de compra e funil de vendas dentro da abordagem de Inbound Marketing. Assim, eles são conceitos diferentes, porém complementares.

Entendendo o que é jornada de compra

Podemos avaliar a jornada de compra como um caminho que o cliente segue. Isso inclui desde o momento em que ele realiza uma busca e encontra seu conteúdo até o negócio ser efetivamente concretizado.

Existem quatro etapas que marcam esse caminho a ser seguido até o momento da aquisição.

Primeira etapa: Aprendizado e descoberta

Nessa fase, o consumidor vai procurar por conteúdos informativos para tirar as suas dúvidas e aprender novos conceitos. É importante ter em mente que nesse momento o possível comprador ainda não está interessado especificamente em alguma empresa.

Assim, é importante trabalhar com o que, de fato, é concreto. Ou seja, que essa pessoa começou a buscar informação sobre algum tema e possui vontade em aprofundar mais seus conhecimentos sobre um determinado tema.

Etapa 2: Reconhecimento do problema

Nessa fase da jornada de compra, o consumidor já sabe que possui uma determinada necessidade. Mas ainda não dispõe de soluções claras para ele. Portanto, a pessoa ainda tem dúvidas e sente que deve explorar essa questão antes de tomar qualquer decisão.

Então, nessa fase o consumidor começa a fazer pesquisas mais específicas para entender mais sobre o seu problema.

Etapa 3: Consideração da solução

Essa etapa consolida o fechamento do negócio. Após ter reconhecido o seu problema ele considera as opções disponíveis no mercado.

Assim, ele compara propostas e analisa soluções a fim construir uma decisão que atenda às suas necessidades.

Etapa 4: Decisão de compra

Nessa etapa, o consumidor finalmente toma a sua decisão e vai entrar em contato com a empresa escolhida para fechar negócio. Isso ocorre porque ele se sente apto e seguro de que o produto vai atender às suas necessidades.

Entendendo o que é funil de vendas

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é uma estratégia que fornece suporte à jornada de compra. Assim, ajuda acompanhar o caminho do consumidor, do primeiro contato com sua marca ao fechamento do negócio.

Esse formato ocorre dentre de três etapas:

Topo

Essa etapa está relacionada à fase de aprendizado e descoberta. Assim, você precisa ajudar o consumidor que inicia a sua jornada a esclarecer as suas dúvidas.

Para concluir esse objetivo, você deve criar conteúdo relevante que introduza o assunto buscado, ou seja, com o intuito de começar a inserir o visitante no seu mercado.

Uma maneira eficaz de fazer isso é divulgar seu produto em materiais em blogs e redes sociais que o seu público mais frequenta.

Além disso, pode ser um diferencial investir em páginas de conversão e formulários para captar os dados de contato.

Meio

Aqui é o reconhecimento da solução. Isso porque aqui o visitante demonstra interesse em materiais mais direcionados, como ebooks e whitepapers e até deixa o dados de contatos em troca disso.

Nessa parte existe uma finalidade importante: auxiliá-los e oferecer alternativas quase genéricas para solucionar os problemas, ou seja, ainda não é hora de vender, primeiro amadureça e qualifique esses clientes em potencial.

No entanto, nessa etapa é essencial realizar um processo de divisão dos seus leads, isso é, filtrar o número de visitantes que demonstraram interesse no que a sua empresa tem a dizer e deixaram seus dados.

Fundo

Na etapa de fundo de funil o lead já consegue entender o valor do seu produto ou serviço e está decidido a resolver o problema.

Uma ferramenta essencial é ter profissional de SDR a postos para entrar em contato com esse potencial cliente assim que ele solicitar. Isso é um fator que pode ser observado pela própria a equipe de marketing.

A AO5 tem ótimas soluções para estratégias de marketing

A AO5 tem mais de 15 anos de experiência no mercado e tem profundo zela com as marcas de seus clientes, pesquisando a fundo a história e o mercado de atuação deles, com o intuito de realizar as melhores abordagens estratégicas para o seu negócio. Faça um orçamento conosco!

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time