Início » BLOG #AO5 » Experiência do Cliente: 5 exemplos que evidenciam o sucesso de investir no consumidor

Experiência do Cliente: 5 exemplos que evidenciam o sucesso de investir no consumidor

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 20 de nov 2020

Experiência do Cliente e seus exemplos diz respeito a todo o contato que ele tem com qualquer uma das etapas do funil de vendas. Assim, no meio do marketing também é conhecida como Customer Success. Seja quando ele encontra sua marca, busca informações do produto sem sequer adquirir, ou mesmo quando efetua a compra.

Assim, tornar melhor e mais completa esta experiência faz com que você consiga vender mais. E vendas, neste caso, são alguns dos principais objetivos de qualquer negócio. Mas, além disso, outros benefícios podem ser elencados, como:

  • Maior fidelização do cliente com sua marca;
  • Aumento do ticket médio, adquirindo mais produtos da empresa;
  • Fortalecimento da marca para a equipe e na visibilidade externa;
  • Por fim, maior satisfação do consumidor final, que reflete na relação com seu público.

Por isso, neste artigo vamos abordar alguns exemplos que evidenciam o sucesso de investir no consumidor. Na AO5, a Experiência do Cliente está diretamente atrelada a retenção dos mesmos. Afinal, acreditamos que boas experiências fortalecem nome, visibilidade e serviço, tanto para quem realiza quanto para quem adquire. Desta forma, trata-se de um dos pontos que requer extrema atenção para implementação na sua marca. Confira os pontos que elencamos para te auxiliar neste caminho!

Experiência do Cliente e exemplos como ferramenta para o sucesso

  • Implemente um CRM eficiente para vendas ou retenção de clientes. Conhecer e entender o consumidor é a meta do marketing. Isso porque apenas desta maneira é que será possível entregar a solução que ele precisa no momento que ele está pronto. Utilizar o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) em nuvem pode ser uma ótima alternativa. A ferramenta adequada irá trabalhar em diversas perspectivas, formando uma ampla e completa de seus clientes, tanto na área de Vendas como no Marketing. Ambos os setores vão conseguir mapear o estágio de compra de cada um para fazer a abordagem no momento mais propício.
  • Use os recursos de Analytics da sua ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Um CRM de qualidade possui recursos de Analytics. Assim, o recurso Analytics é responsável por coletar e agregar dados internos e externos dos seus clientes ou potenciais consumidores Ele gera relatórios e gráficos que indicam quais as tendências do mercado. Desta forma, os dados comerciais levantados apontam estatísticas, o que permite o planejamento de melhorias, com base no que foi colocado pelos estudos e análises.
  • Suporte ao cliente 24 horas por dia em todos os canais possíveis. A interação com o cliente é fundamental, afinal, é por meio dela que o cliente manifesta seus problemas e dúvidas e espera respostas. Tanto no processo comercial como em sua retenção na base de clientes ativos, a exigência do cliente não pode ser ignorada. Desta forma, é fundamental que haja o investimento em diferentes canais, em todo o tempo possível. Assim, além de ser um espaço para comunicação, estes meios também farão coletas de dados que podem auxiliar na compreensão do comportamento do consumidor. Tudo isso representa mais rapidez nos atendimentos, soluções imediatas aos problemas e redução de transferências de atendimento a outros especialistas. E isso tende a fortalecer e embasar ações futuras de sua empresa.

Mais dicas importantes

Aposte na automação de marketing. O objetivo com este investimento é economizar tempo e dinheiro, que vão permitir a automatização de tarefas. Assim, a equipe poderá estar focada no atendimento satisfatório do cliente e no core business da organização. Dentre as soluções elencadas, é possível citar:

  • A construção de páginas web;
  • E-mail marketing segmentado de forma eletrônica;
  • Automação de réguas de contato

Por fim, inclua o consumidor em seus projetos. Fazer parte dos processos construtivos de um produto é o desejo, mesmo que discreto, do consumidor final. Assim, fazer com que ele se sinta parte,interaja, sugira e interfira nas ações é uma tendência de consumidor moderno. Desta forma, abra canais específicos e ofereça retorno no processo de diálogo, mencione-o em redes sociais, ressalte sua importância.

Estas ações visam trazer uma experiência positiva ao consumidor da sua marca. Mas, se o tema ainda te parece complexo, busque o suporte profissional. Uma agência de comunicação estratégica pode te mostrar o melhor caminho e a AO5 está contigo para avançar!