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Fluxograma de vendas: como a estrutura pode auxiliar e acelerar o processo de efetivação?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 16 de out 2020

A organização de um fluxograma de vendas pode ser a melhor aliada para qualquer tipo de empresa. Esse processo envolve o trabalho em equipe de todo o setor, focado em converter leads em clientes e organizar todos os processos relativos ao fechamento de negócios.

Organização Fluxograma de vendas.

Mas qual é a melhor maneira de fazer isto? A seguir você confere uma série de estratégias e dicas para criar um fluxograma passo a passo. Veja como organizar processos e tarefas focadas em comercializar produtos e serviços, a partir da interação com o público-alvo e de informações dadas para ele.

Construindo o seu fluxograma de vendas

Assim como qualquer outro processo dentro que envolve a aplicação de estratégias para fechar mais negócios, o fluxograma de vendas se divide em alguns passos. São eles:

  • Identificação do lead atraído para sua empresa, que pode ser convertido em cliente;
  • Qualificação desse lead, levando em conta o atendimento as suas necessidades;
  • Esclarecimento de todos os pontos do processo de venda com o cliente;
  • Negociação final que leve, de fato, ao fechamento do negócio.

Para cada um desses passos, é preciso que a sua equipe de marketing aplique uma série de técnicas e métodos específicos. E claro, vale lembrar que todo esse processo é diferente do funil de vendas, e dispõe de uma lógica própria.

Como colocar o fluxograma em prática?

Mesmo não sendo um funil de vendas, um fluxograma de vendas adota algumas das mesmas estratégias desse recurso. Por isso é super importante dar uma atenção especial para alguns processos específicos que ajudem na organização desse recurso:

  • Primeiro, você precisa contar com a criação de conteúdos que atraiam a atenção dos leads e após contata-los;
  • A partir de então, é preciso entender seus problemas e dores, garantindo ao cliente em potencial as vantagens de investir em seu produto;
  • O próximo passo é esclarecer as dúvidas do lead. Além disso, avalie o que pode interferir em sua decisão de compra e convence-lo com informações relevantes;
  • Por fim, sua empresa deve reforçar a importância e o valor do produto e serviço. Para isso reforce a venda com gatilhos mentais e certifique-se de que o lead está pronto.

Em todos esses processos, o marketing de conteúdo e o inbound marketing tem um papel muito importante. A partir deles você vai conseguir mostrar todos os diferenciais de seu produto ou serviço. Assim, você mostra ao cliente em potencial que vale a pena compra-lo.

Algumas dicas e considerações importantes

De forma geral, o objetivo do fluxograma de vendas deve ser o de construir e acelerar o processo de fechamento de negócios. É claro que para isso dar certo, você deve garantir que as técnicas e métodos corretos de marketing sejam aplicados.

Assim sendo, algumas dicas podem te ajudar bastante, garantindo que você alcance os resultados esperados. Entre elas se destaca:

  • A integração da equipe de vendas com a equipe de marketing;
  • O uso de blogs, redes sociais e sites com Call to Action;
  • Interação direta com clientes, por meio de bots e chat ao vivo;
  • Criação de materiais ricos e conteúdos interessantes que ajudem nas vendas;
  • Experiência personalizada para o lead, com e-mail marketing e pós-venda.

Conseguir fazer isso tudo muitas vezes não é exatamente algo fácil. E é por isso que contar com uma equipe especializada para auxilia-lo faz toda a diferença.

Chame a AO5 quando precisar

Depois de entender como funciona o fluxograma de vendas, é hora de começar a colocar as mãos na massa. Para isso, siga essas dicas e comece a contar com planos de marketing que possam ajudar a sua empesa a qualificar os leads e converte-los em clientes. Lembre-se de que, para isso, integração e comunicação são as chaves para o sucesso.

E claro, para fazer isso conte com a ajuda da AO5. Dispomos de uma equipe de profissionais especializados para ajudá-lo a colocar em prática as melhores estratégias de marketing. É hora de dar o destaque que a sua empresa merece, atraindo a atenção de seu público-alvo e fechando mais oportunidades de vendas.