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Saiba como estruturar um funil de vendas em Y e como a estratégia pode gerar mais leads

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 30 de mar 2020

O funil de vendas em Y é um dos melhores métodos para gerar leads para sua empresa. Em uma época em que marketing de atração ganha cada vez mais força, é preciso entender as tendências do mercado. Para conduzir o cliente em potencial até a compra de seus produtos e serviços, este é um recurso que faz toda a diferença. Por isto, veja mais informações a seu respeito a seguir, e saiba como usá-lo da maneira correta.

Entendendo o funil de vendas em Y

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que esta ferramenta, assim como o funil simples, é um recurso para conduzir o consumidor até sua decisão de compra. Porém, entre suas principais características estão:

  • Uma jornada que induza na decisão de compra captando leads tanto por meio de inbound quanto de outbound marketing;
  • Um movimento de transição do lead que sua empresa abordou de forma direta (outbound) para um fluxo de conteúdos indiretos (inbound);
  • O investimento em informações que possa trazer clientes a longo prazo para seu negócio, mesmo que no momento ele não esteja preparado para comprar seu produto.

Basicamente, o funil de vendas em Y configura-se na troca de leads captados pelo outbound marketing e nutridos pela estratégia do inbound marketing.

Estruturando o funil de vendas em Y para seu negócio

Agora que você já sabe como este método funciona, é hora de começar a pensar nas formas mais adequadas de aplica-lo. Assim sendo, há uma série de passos para fazer isto:

  • Primeiramente, além da definição de persona, invista no planejamento de ICP para seu negócio. Isto significa pensar em quais empresas lhe trazem a maior receita e quais apresentam mais chances de fechar uma venda com você;
  • Outro passo importante é dar atenção aos aspectos de perfil, interesse e maturidade do lead em potencial. Em outras palavras, analise o grau de contato entre sua empresa e a persona, o comportamento dela com a decisão de compra e quão pronta ela está para fechar o negócio com você;
  • Por fim, não deixe de lado as três etapas de um funil de venda tradicional. Estes estão divididos em topo (aprendizado e descoberta), meio (consideração para compra) e fundo (decisão final).

Ter estes aspectos em mente fazem uma grande diferença na hora de aplicar o funil de vendas em Y. A partir deles você já pode ter em mente uma estratégia bem definida para alavancar os negócios de sua empresa de forma sólida.

Algumas considerações importantes

Tendo em vista o atual panorama e acontecimentos de ordem econômica no Brasil e no mundo, a tendência é de que estratégias de marketing de atração tenham cada vez mais importância. Assim sendo, o funil de vendas em Y pode trazer grandes benefícios para seu negócio:

  • Trata-se de um método que traz mais resultados pela unificação das estratégias de outbound e inbound marketing;
  • É possível ter mais insights estratégicos com relação aos passos dados na criação de métodos que atraiam leads e fidelizem clientes;
  • Para além da simples questão do aumento de vendas, o funil em Y possibilita uma visão maior de resultados, análises mais precisas de taxas de conversão e identificação de oportunidades de negócios e investimentos.

Por meio destas vantagens, é possível ver que o funil de vendas em Y é um poderoso aliado para gerar leads e resultados para sua empresa em pouco tempo.

Dicas e conselhos finais para você

Já faz algum tempo que a internet é uma das principais fontes para fechar oportunidades de negócios e fazer vendas. E agora diante da atual situação que o mundo enfrenta, a venda de produtos e serviços virtuais deve se intensificar ainda mais. Neste sentido, é importante ter em mente que o funil de vendas em Y é apenas uma estratégia para sua empresa, por isto:

  • Invista em um marketing de conteúdo eficiente, que seja mais humanizado e mais próximo possível do cliente em potencial;
  • Certifique-se de que o atendimento de seu negócio será contínuo, com bots capazes de direcionar clientes em potencial e uma sessão de perguntas frequentes;
  • Monitore sempre os resultados de seu funil de vendas, tanto para ver o que está dando certo na geração de leads e o que precisa melhorar;
  • Conte com softwares de automatização capazes de automatizar o processo de prospecção de vendas e aumentam a geração de leads.

De uma forma geral, estes são os principais aspectos que você deve dar atenção quando se trata de um funil de vendas em Y. Estando de olho nestes passos, os resultados certamente virão em pouco tempo. Por isto, não deixe de levar todas estas dicas em consideração. Elas farão toda a diferença para captação de leads, e consequentemente na fidelização de clientes e também na concretização de vendas. Assim, coloque essa estratégia em ação hoje mesmo.