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Marketing para SaaS: como melhorar os resultados para este tipo de negócio?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 04 de dez 2020

Hoje vamos falar sobre o SaaS marketing. Entre as principais possibilidades de atuação dentro do ramo do Inbound Marketing está a viabilização de estratégias eficazes para ampliar os ganhos nesse segmento. Isso tem ainda mais relevância quando observamos a necessidade da aplicação desse tipo de método para alavancar o potencial de sua marca.

E as estatísticas comprovam isso. Somente no Brasil, 75% das empresas que investem no inbound marketing acreditam que ele surte efeito significativo nas vendas. Os dados dessa pesquisa são da plataforma HubSoft. E entre as empresas de SaaS, 73% acreditam que marketing de conteúdo é útil para potencializar a utilização do serviço.

Mas sabemos que, além de somente aplicar o SaaS marketing, é importante que ele seja feito com qualidade para garantir o resultado esperado. Assim, neste artigo você vai conhecer mais sobre as melhores estratégias para melhorar os rendimentos do marketing para a sua plataforma SaaS.  São quatro recomendações indispensáveis para obter sucesso de sua marca nesse segmento.

Essas estratégias de marketing digital foram desenvolvidas e aprimoradas pelos profissionais da AO5 durante os mais de 15 anos de atuação no mercado. A AO5 oferece soluções que definitivamente vão auxiliar no crescimento da sua marca. Confira!

Invista no seu serviço de SaaS marketing

Antes de entrar em conceitos mais específicos sobre esse ramo do marketing, é importante estabelecer as bases do funcionamento da SaaS. A sigla que vem do inglês ‘software as a service’ significa ‘software como serviço’. Ou seja, trata-se de um programa de uso online. Assim, ele pode ser acessado pelo PC ou por outros dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets.

Dessa forma, é importante valorizar o seu serviço, investindo em uma infraestrutura de programação de servidores capaz de suportar o número de downloads e de acessos simultâneos às funcionalidades oferecidas pelo software.

São passos essenciais para garantir a satisfação do cliente desde o momento em que ele utiliza o serviço pela primeira vez.

Insira um período de teste grátis

A possibilidade de o cliente realizar uma “degustação” do serviço antes de contratá-lo é uma das melhores formas de atraí-lo e de mostrar as principais qualidades do Saas marketing. É muito utilizada porque realmente traz resultados bastante favoráveis, principalmente para os serviços que se encontram em fase inicial.

Com essa abordagem em mente, diversas estratégias podem ser consideradas. Algumas delas são:

  • Oferecer uma versão menor do software com gratuidade vitalícia
  • Oferecer a versão mais robusta do serviço por tempo limitado
  • Oferecer o acesso a uma versão limitada do programa por um determinado período

É importante frisar que a natureza desses produtos é baseada na liberdade. Ou seja, pode ser um tiro no pé inviabilizar o acesso (mesmo que parcial) principalmente nos momentos iniciais. Afinal, aqui a divulgação e o teste do seu produto é fundamental para obter mais consumidores.

Integre o ciclo de vendas rápido na sua estratégia

Nâo há como desconectar de sua estratégia o ciclo de clientes SaaS, no qual ele insere o nome da sua necessidade no campo de pesquisa e busca soluções rápidas. Assim, o cliente fez o cadastro e o download e já entra no período de teste.

Para que o usuário possa acessar de forma rápida e fácil o conteúdo do site é preciso criar os mecanismos adequados para que esse processo ocorra de forma fluida e natural, ou seja, ele vai estar utilizando o produto poucos minutos após ter feito a sua busca inicial.

Mantenha o nível de qualidade do SaaS

Manter a qualidade de suporte técnico e o desempenho do produto em si é mais uma etapa importante para fidelizar seus clientes, garantindo que eles permaneçam fazendo uso do serviço. Afinal de contas, se o serviço dispor de facilidade de acesso e não for eficaz o suficiente, os seus clientes vão abandoná-lo.

Caso os seus clientes se sintam satisfeito com o resultado, irá recomendá-lo a outras pessoas com a mesma necessidade. E assim haverá a ampliação da relevância do software.

Garanta um estudo adequado das suas principais necessidades com a AO5

A Orangefive pode lhe ajudar a desenvolver as principais estratégias para cada tipo de marketing específico desenvolvido para SaaS. Assim, existe uma extensa pesquisa sobre a história e atuação do cliente. E esta se fica em diagnosticar as principais lacunas e em como proporcionar resultados rápidos dentro de pouco tempo.