Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Você sabe o que são métricas de Customer Sucess? Antes de falar sobre o tema temos uma notícia para te dar: conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter aquele que você já tem. Esta informação é um estudo de mercado e revela que ter cases de clientes de sucesso é o caminho para qualquer empresa que deseja gerar receita e aumentar os lucros. Não importa a sua área de atuação, você precisa de um processo para isso. Assim é possível produzir resultados excepcionais. Por isso, hoje em dia toda e qualquer empresa pode e deve aplicar essa cultura de sucesso do cliente.

Profissional de CS

O Customer Success (sucesso do cliente), é um setor dentro das empresas. Seus profissionais buscam ajudar os clientes, entendendo suas necessidades e contribuindo para que possam obter o melhor resultado do produto ou serviço adquirido. O profissional de CS é a ligação entre o cliente e empresa. É ele quem vai identificar as ações do cliente, as necessidades, quais os resultados obtidos e qual ajuda pode ser oferecida em cada caso.

O Customer Success, segundo o Hubspot é “uma função organizacional que ajuda os clientes a obter o máximo valor sobre um produto ou serviço, enquanto trabalham em estreita colaboração com vendas, marketing e produto para alcançar esse objetivo”. Usando essa definição, o CS realmente forma um ciclo lógico. Este inclui expectativas, metas, processos, métricas e responsabilidades definidas. Fidelizando o cliente por meio de experiências com a empresa você o tornará um “vendedor” da sua proposta. Afinal, ele estará tão satisfeito com o serviço que fará propaganda da sua empresa por onde for.

Neste sentido, o trabalho realizado pela AO5 tem foco total no comportamento e relação com o seu cliente. Quando precisar de ajuda com relação a retenção de clientes, conte conosco para encontrarmos a estratégia perfeita para a sua empresa.

Principais métricas de Customer Success

O profissional de CS utiliza de ferramentas para tornar o trabalho mais assertivo, controlar problemas e eliminar possíveis lacunas. Além disso, ele facilita a criação de ações para a retenção de clientes. Assim, as métricas serão as melhores ferramentas para a equipe de Customer Success. É por meio delas que você pode acompanhar sua base de clientes.

Dessa forma é possível compreender seus comportamentos, entender o valor que eles estão obtendo com o seu produto ou serviço oferecido e desenvolver ações focadas no crescimento. Assim sendo, veja a seguir uma lista com as três principais métricas de customer success que toda empresa deveria usar.  Vamos lá:

Engajamento

Precisamos falar de valores reais. Portanto, é preciso fazer uma análise com base nos parâmetros de engajamento, para definir e traçar nossas estratégias. Conhecer o cliente é fundamental. Assim como a equipe de marketing precisa traçar uma persona, o profissional de CS também precisa avaliar para personalizar o atendimento. Dessa forma ele poderá proporcionar uma experiência que seja de fato agradável e melhor aproveitada pelo cliente.

Churn

Toda empresa deseja manter o Churn negativo. Mas, essa métrica que mede a taxa de cancelamento nos ajuda a analisar as taxas atuais para entender o que leva a este fato. Assim, é fundamental para qualquer negócio estar a par desta métrica e definir um modelo de cancelamento junto ao financeiro. Se o cliente cancelar antes do período que você estará lucrando, a sua receita pode estar em apuros.

Lembrando que é preciso saber quem é o cliente ativo que gera algum nível de atividade, quem é inativo, quais são os clientes inadimplentes e quem cancelou de fato. É importante analisar dois tipos de Churn diferentes: o de receita e o logo churn. O primeiro analisa quanto de receita está sendo perdida por mês por causa de cancelamentos de clientes. Já o segundo, como diz o nome, representa a quantidade de clientes que estão cancelando.

Ativação (Onboarding)

Nesta parte do processo, onde o cliente já efetuou a compra e está entrando em contato pela primeira vez após fechar negócio, é o momento de manter a empolgação da fase de prospecção e vendas. Assim, é preciso alimentar o cliente com informações sobre o produto, orientando, treinando e tornando sua experiência de ter adquirido um produto fundamental.

Este processo de treinamento e orientação não precisa ser presencialmente, mas de forma automatizada. Assim, você pode investir em automação e fluxos disparados por gatilhos. Dessa forma você garante uma boa experiência para o cliente sem grandes investimentos em equipe. A partir do onboarding, é possível saber a porcentagem de clientes que tiveram sucesso com o seu produto e qual o tempo médio que isso leva. É um processo contínuo que você deve revisar periodicamente para realizar melhorias e otimizações.

Além destas, existem outras métricas que também são essenciais para traçar estratégias, e gerar ações assertivas. Entre elas está o atendimento ao cliente, fundamental nos dias de hoje. Nada é mais importante para a sua empresa do que ter um cliente saudável que fala bem, divulga, advoga a seu favor.

Estudando estas métricas de Costumer Sucess, aprofundando-se e pesquisando, você pode estudar comportamentos e identificar padrões entre os clientes. A partir dessas análises, insights serão gerados e ações podem ser desenvolvidas, sempre com o intuito de gerar valor para o seu cliente e melhorar as suas experiências e resultados.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time