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Nichos e subnichos do marketing digital: descobrindo o meu verdadeiro público em potencial

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 26 de mar 2021

Pois é, tanto o público-alvo de suas estratégias de marketing digital quanto a área de seu próprio negócio se dividem em nicho e subnicho. Sim porque, afinal de contas, esse tipo de classificação diz respeito a áreas específicas de produtos e serviços e de pessoas interessadas neles.

Assim sendo, hoje vamos conversar sobre os subnichos do marketing digital explorando todas as possibilidades dessa área. Entenda melhor esse conceito e veja como aproveita-lo para direcionar estratégias e informações realmente relevantes para seus clientes em potencial.

A lógica do nicho e subnicho no marketing digital

Em primeiro lugar, é muito importante ter em mente entender a principal diferença entre nicho e subnicho. No marketing digital, o nicho é essa área em si. Já seus subnichos abrangem campos específicos dela, como conteúdo, relacionando com o cliente, inbound marketing e etc.

E aqui entra um conceito super importante: o de segmentação. E sabe por que isso é importante para a sua empresa? É que seja qual for a sua área de negócios, com certeza você trabalha com determinados nichos de público. E todos estão interessados em um ou mais produtos e serviços de seu segmento. E nesse sentido, cabem algumas considerações importantes:

  • Utilizar subnichos do marketing digital garante a você um conjunto de várias estratégias. Assim, elas poderão ampliar sua comunicação com todos os que fazem parte de seu público-alvo;
  • Além disso, trabalhando com atendimento personalizado e informações relevantes, você pode explorar todos os subnichos de sua empresa com o marketing digital;
  • E claro, tudo isso vai resultar em mais possibilidades de fechar negócios e aumentar as suas vendas de forma sólida e contínua.

Neste sentido, uma das coisas que mais podem ajudar com relação ao nicho e subnicho do seu negócio é estruturar um funil de vendas. Essa é uma estratégia certeira para qualificar diferentes tipos de leads e aumentar as vendas.

Mais informações importantes de subnichos do marketing digital

Dependendo do estágio em que está a sua empresa e a consolidação de seus negócios, você pode ainda não ter definido um nicho e subnicho. Mas se esse for o caso, não se preocupe, pois seguindo algumas diretrizes dá para fazer isso de forma assertiva. Entre elas estão por exemplo:

  • Encontrar o equilíbrio entre os subnichos específicos demais e os amplos demais dentro de sua área de atuação. O foco deve ser oferecer o melhor para seus clientes;
  • Definir as características certas do público-alvo pela construção de sua persona. Isso inclui idade, sexo, preferências de produtos e serviços problemas a serem solucionados;
  • Investir em áreas de autoridade para você e sua equipe, baseando-se em suas expertises e mostrando os diferenciais de sua empresa ao trabalhar com elas.

A melhor forma de executar cada um desses passos com sucesso é contando com a ajuda de profissionais qualificados. Isso inclui sobretudo o marketing, uma vez que você precisa investir em formas de mostrar todas as soluções que a sua empresa pode trazer para diferentes necessidades de diferentes clientes em potencial.

Mas como usar o marketing em seu nicho e subnicho?

Tenha em mente que as pessoas que procuram seus produtos e serviços querem resolver determinado tipo de problema. Assim sendo, o marketing de conteúdo acaba se tornando um poderoso aliado para mostrar tudo o que você pode fazer por seus clientes em potencial. Além disso, com boas estratégias de subnichos do marketing digital é possível:

  • Criar autoridade em seu nicho e subnicho de mercado;
  • Converter leads diversos de diferentes perfis de personas interessadas em seu negócio;
  • Desenvolver funis de vendas que sejam eficientes em captar leads e aumentar vendas;
  • Personalizar o atendimento, gerando alto índice de retenção de cliente e de fidelização;
  • Engajar o público-alvo em ações como cadastrar contatos e baixar materiais.

Tudo isso pode ser feito a partir de um plano de marketing eficiente. Neste sentido, contar com uma empresa especializada como a AO5 vai dar aquele empurrãozinho que você precisa para conquistar todos esses objetivos.

Trabalhamos com foco em fortalecer os laços entre a sua empresa e os clientes a partir de técnicas e métodos de marketing que realmente funcionam. Para deslanchar seu nicho e subnicho entre em contato com a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar a crescer.