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Playbook de vendas: saiba quais os principais objetivos e ganhos com o conceito

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 03 de abr 2020

Utilizar um playbook de vendas pode fazer toda a diferença na hora de organizar os negócios da sua empresa. Trata-se de um método para desenvolver a captação de leads e converte-los em clientes que realizem compras. Para saber mais sobre este conceito e entender como ele funciona, leia o artigo a seguir. Desta forma, você poderá aplicar esta estratégia da melhor forma em seu empreendimento.

Principais informações sobre o playbook de vendas

A primeira coisa em relação ao playbook de vendas é entender o que ele é o como funciona. De forma geral, trata-se de um documento que reúne diversas etapas e informações para guiar os vendedores de sua empresa. Suas características incluem:

  • Uma série de técnicas e métodos para padronizar o processo de venda da empresa, de acordo com seus objetivos;
  • A união de várias informações importantes sobre os produtos e serviços que seu negócio oferece, auxiliando no gerenciamento de processos;
  • Sistematização de processos, ferramentas e recursos em geral, tendo como prioridade a capacitação de seus funcionários no desempenho de suas funções.

De forma geral, o playbook de vendas serve como um guia sobre como as pessoas precisam conduzir seus negócios. Este método traz diversos benefícios para sua empresa, desde que seja adequadamente utilizado.

Empregando o playbook de vendas em seu negócio

Para criar e empregar este recurso em sua empresa, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes. Assim sendo, é preciso levar e consideração os seguintes aspectos:

  • É preciso definir o ICP, bem como a jornada de compra do cliente de forma detalhada;
  • Em seguida, torna-se necessário especificar produtos e serviços da empresa;
  • Os processos de venda, bem como do trabalho em si também devem estar presentes;
  • Outro item importante é descrever rotinas e gestão do empreendimento;
  • Por fim, devem constar também um mapa de competências e trilhas de aprendizagem.

O conteúdo de um playbook de vendas também deve ter templates a serem seguidos, projeções do mercado, planos de carreira e indicadores de desempenho. Se estes recursos forem usados de forma correta, há várias vantagens em contar com essa ferramenta.

Benefícios diretos do Playbook de vendas para sua empresa

Quando realizado de forma correta, o playbook de vendas é capaz de integrar a equipe, além de otimizar de forma bem-sucedida seus processos de trabalho. Além disto:

  • Este documento é capaz de trazer mais praticidade para gestão de seus negócios. Além disto, é um facilitador de resultados em suas vendas;
  • É possível identificar e resolver problemas operacionais diversos, além de converter leads e criar um funil de vendas mais eficiente;
  • Traz mais clareza e motivação para as equipes de venda, que conseguem se enquadrar no perfil da empresa e melhorar significativamente seu desempenho.

Diversas empresas de todos os segmentos, independentemente do porte, utilizam o playbook de vendas para intensificar seus resultados. Isto acaba ajudando de forma direta em suas vendas e as melhoram significativamente.

Questões importantes para se levar em conta

O playbook de vendas deve ser criado tendo em vista apenas a área comercial de sua empresa. Desta forma, é preciso estar por dentro das tendências de seu mercado de atuação antes de escrever seu conteúdo. Além disto, também é preciso:

  • Garantir que o time de marketing entenda as necessidades da equipe de vendas, e vice-versa. Assim, este guia deve ter aspectos teóricos e práticos para ambos;
  • Medir os resultados obtidos a partir do passo a passo apresentado no playbook e vendas. Isto possibilita avaliar o que está dando certo e rever o que não funciona;
  • Mapear todo o processo de venda a partir do ponto de vista do cliente, além de utilizar a simplificação de processos para sua equipe.

Mesmo não existindo uma fórmula exata para criar o seu playbook de vendas, os fatores aqui descritos precisam ser devidamente explorados. O segredo está na otimização da linguagem e das informações, priorizando o didatismo e estimulando os resultados.

Agora é hora de começar

Depois de produzir o seu guia, é hora de compartilha-lo com sua equipe. Entretanto, é preciso entender que os resultados virão aos poucos. Tudo também depende de outros fatores, como:

  • Realização de reuniões periódicas, sempre com o objetivo de motivar a equipe e ver os resultados positivos de forma geral;
  • Um nível de liderança efetiva e instrumentalizada, que possa mensurar resultados e pensar em estratégias que garantam um bom desempenho;
  • Ficar de olho em todas as tendências de mudança que uma empresa pode ter, bem como o lugar que o seu negócio ocupa em seu respectivo nicho de atuação.

Levando em conta estas informações, você já pode pensar em um Playbook de vendas que seja eficiente e cumpra com seus objetivos. Ao aplica-lo de forma correta, será possível ter ótimos resultados em pouco tempo para seu negócio. Não se esqueça de investir em conteúdos e em informações que auxiliem sua equipe. Isto fará toda a diferença para você.