Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

A prova social no marketing digital tem se mostrado um dos instrumentos mais eficazes para atrair novos clientes. Além disso, ele também serve para engajar ainda mais aqueles que já o são em torno de sua marca ou produto. Assim, como conceito, é uma evidência de que tal serviço ou produto possui qualidade reconhecida perante a outras pessoas.

A psicologia explica que a prova social é constituída pela influência de outras pessoas na tomada de decisões individuais. Chamado de “efeito manada” (ou efeito adesão) funciona como uma espécie de gatilho mental que motiva o usuário a comprar algum produto ou serviço. Ao ver o feedback positivo dos usuários de algum produto, o potencial cliente sente mais confiante diante da credibilidade oferecida pela marca, e segue em frente com essa decisão de adquiri-lo.

 Mas como utilizar a prova social e o gatilho mental para atrair novos clientes?

Naturalmente, os produtos que possuem um grau de popularidade elevado dispõem de índices igualmente altos de aprovação de seus consumidores. Ou seja, tratam-se de fatores preponderantes na avaliação do grau de qualidade perante o público em geral. Dessa forma, a prova social é uma construção que passa por diversos fatores importantes. Eles são a base para que qualquer iniciativa em marketing digital apresente bons resultados.

Veja a seguir algumas ações de gatilho mental que podem ser incorporadas ao marketing digital de marcas ou produtos. E mais do que isso, podem ajudar a estimular os gatilhos mentais necessários para o engajamento de potenciais clientes.

Realizar campanhas e enquetes em redes sociais

O contato constante com a base de clientes por meio das páginas oficiais nas redes sociais (seja pelo Twitter, Instagram, Facebook e outros) é uma forma muito eficaz de obter provas sociais extremamente importantes (e legítimas). Assim, invista em enquetes sobre temas relacionados à sua marca ou produto. Além disso, incentive os clientes a relatar suas experiências pessoais sobre eles.

Prova social no marketing com Landing page e Call to Action

Promover uma landing page em paralelo com uma campanha sobre um novo produto, por exemplo, pode ajudar a aumentar o número de potenciais clientes. Nessa página, é possível utilizar chamadas Call to Action para incentivar o cliente a converter a compra, ou até mesmo se inscrever em algum banco de dados para receber material extra, por exemplo.

Depoimentos são ótimas provas sociais com gatilhos mentais

Estimular depoimentos de usuários em vídeo é outro caminho para obter fartas evidências da qualidade de seu produto. Sejam gravados através do próprio celular ou vídeos produzidos através de campanhas com usuários famosos, são iniciativas que inegavelmente servem como referência positiva para que outras pessoas também se tornem clientes.

 Número de seguidores

 Colocar em evidência a quantidade de seguidores que você possui é uma prova social de marketing inquestionável. Isso mostra que a marca possui relevância perante o público.

Principais fatores da prova social de marketing

Algo que é fundamental mencionar é que a prova social funciona da melhor maneira quando ela ocorre da forma mais espontânea possível. Ou seja, quando o cliente manifesta a satisfação com relação ao produto. Isso é o que dá a indispensável autenticidade para que a ação de marketing seja bem-sucedida ao utilizar os dados da prova social.

Assim, são três os elementos principais que devem ser considerados para que a prova social seja uma evidência que possa contar a seu favor, e não o oposto, na hora de divulgar a sua marca ou produto:

  • Escala: a escala pode ser considerada a quantidade de pessoas com potencial de reagir à sua marca, empresa ou produto;
  • Ambiguidade: a experiência individual vivida pelo usuário de determinado produto ou serviço;
  • Similaridade: a semelhança entre as experiências vividas pelos usuários desses serviços, o que gera uma impressão coletiva sobre o produto.

 A AO5 desenvolve as melhores soluções em marketing digital

 A elaboração de estratégias inteligentes e inovadoras em marketing digital é uma prática cada vez mais importante nos tempos atuais. Afinal de contas, o mundo passa por uma série de transformações que afetam o ambiente de negócios e a sociedade em geral.

No entanto, é justamente em tempos de crise que surgem grandes oportunidades. Assim, a AO5 trabalha com o objetivo de trazer soluções personalizadas em marketing digital para o desenvolvimento do seu negócio. Estamos conectados com as principais tendências desse universo e temos um amplo conjunto de ações para alavancar o seu empreendimento.

Faça um orçamento conosco.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time