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Se você é empreendedor, então precisa conhecer os principais tipos de formação de preço
e como aplicá-los em sua empresa. Antes de mais nada, porém, é necessário conhecer seu significado e sua importância para um negócio.

Neste sentido, ao colocar um produto à venda, você tem que definir o preço ideal para ele. Assim, muitos fatores são levados em conta, visando a aplicação de um preço justo, mas que não traga prejuízos para o seu empreendimento.

Isso é feito de forma detalhada, considerando margem de lucro, despesas fixas e variáveis, mão de obra, etc. Então, é justamente isso que faz um método de formação de preço.

E qual seu objetivo? Fazer você escapar de prejuízos financeiros! Assim, existem vários tipos de formação de preço que consistem em métodos diferentes. Todos são importantes e essenciais para que seu negócio seja competitivo, mas que não haja prejuízo.

Qual é a melhor forma de agregar valor aos seus produtos e serviços?

A melhor forma de agregar valor ao produto ou serviço disponibilizado pela sua empresa é conhecer os tipos de formação de preço. Além disso, é preciso saber aplicá-los de forma correta. Tenha em mente que o seu produto precisa ser valorizado, mas, ao mesmo tempo, sem inviabilizar a sua aquisição por parte do cliente.

Sua empresa também precisa ser competitiva, oferecendo preços atrativos, mas sem abdicar do lucro. Afinal, sem lucro você não vai crescer! Dessa forma, conhecendo os tipos de formação de preços e os aplicando da forma certa, você garante:

  • Preço justo para o cliente e satisfatório de acordo com sua margem de lucro;
  • Visão mais ampla por parte dos administradores do negócio;
  • Conhecimento do mercado como um todo;
  • Melhor gestão financeira, com controle maior sobre as despesas;
  • Melhor projeção a médio e longo prazo do desempenho da sua empresa;
  • Maior competitividade no segmento do seu negócio;
  • Entendimento dos métodos aplicados pelos concorrentes;
  • Conhecer mais a fundo o comportamento dos clientes assíduos.

Diante dessas vantagens não há motivo para você não conhecer os principais tipos de formação de preços. Assim, separamos 4 métodos que são muito utilizados hoje em dia.

Método com base no preço dos concorrentes

Esse é um dos tipos de formação de preço mais comuns e bem simples de entender. Basicamente é feita uma pesquisa de preços dos concorrentes de determinada empresa. Dessa forma, esse levantamento pode ser feito a partir de um único produto ou de vários tipos de produtos.

Com isso, você vai saber quanto que seus concorrentes estão cobrando por um produto ou serviço específico. Isso é feito por uma equipe, que tem a missão de pesquisar os preços aplicados por várias empresas concorrentes. A partir daí, você terá uma noção após essa pesquisa de preço e conseguirá ser competitivo dentro do seu segmento.

Método de margem de contribuição

Esse método também é muito comum e muito utilizado por quem está começando em determinado ramo de negócio. Isso porque ele é bem flexível. A margem de contribuição consiste em você saber quanto vai sobrar em relação ao custo da venda.

Mas o que é custo da venda? Nesse sentido, você precisa colocar no papel todas as despesas gastas até o momento da venda. Entra nessa conta os gastos em produzir e estocar os produtos, frete, pagamento de fornecedores e funcionários, impostos, seguros, entre outros.

Você terá em mãos de forma nítida o valor investido até a venda do produto. Dessa forma, encima disso, é possível determinar quanto você deseja ganhar por cada produto vendido. E, falamos que esse método é flexível porque pode aumentar ou diminuir essa margem.

Assim, geralmente quem está começando aceita diminuir a margem de ganho para focar em um volume maior de vendas. Ou seja, a empresa abre mão de ganhos maiores inicialmente para vender mais e se consolidar no mercado.

Método baseado prioritariamente no lucro

Outro método bastante comum, mas que necessita de uma atenção maior. Ele também é conhecido como método baseado no lucro nominal desejado. Assim, leva em conta os custos do produto e o lucro que você deseja alcançar.

Dessa forma, é estipulado um valor de lucro para cada item vendido. Esse valor será acrescido e influenciará no preço final do produto. Como o próprio nome já diz, esse método diz respeito ao lucro nominal. Isso quer dizer que questões como impostos e comissões não vão influenciar no seu lucro. Ele estará “garantido”, pois vai ser o mesmo, independente do custo do produto.

Mas, se o custo para produzir o item aumentar, consequentemente o valor final dele vai ser reajustado. Por isso, para o produto não ficar muito caro, você não pode definir uma margem de lucro muito grande.

Markup

Nesse caso, temos a diferença entre o custo real do produto e seu preço de venda. O objetivo será encontrar o preço ideal, que cubra todas as despesas da fabricação do produto e que garanta um lucro. O lucro vai variar dependendo de cada produto ou serviço. O Markup funciona mais como uma estimativa de preços.

Por fim, vale destacar que um empreendimento pode utilizar vários tipos de formação de preço, dependendo de cada departamento da empresa. O essencial é conhecer os principais e saber aplicá-los de forma correta.

Considerações finais

Enfim, agora você já sabe da importância dos métodos de formação de preço para o crescimento da sua empresa. Antes de escolher um, defina quais seus objetivos. Afinal de contas, você quer ter um alto volume de vendas ou quer priorizar um maior lucro, por exemplo?

Tudo isso precisa ser planejado para você não ter surpresas como prejuízos ou falta de competitividade no mercado. Outro detalhe que influencia na definição do preço de um produto são os meios de pagamentos.

Hoje em dia há inúmeras formas de concretizar o pagamento de um item ou serviço. E todos eles têm um único objetivo: te ajudar a vender mais. Porém, eles interferem na hora de você escolher o preço de um produto.

Então, que tal saber mais sobre como os meios de pagamento digitais podem te ajudar a vender mais? A AO5 está sempre disposta a te orientar da melhor forma possível quando o assunto é vendas! Qualquer dúvida entre em contato conosco.

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Escrito por: Agência Orange Five

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