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Qualificando o público: a importância do posicionamento estratégico de uma empresa durante a crise

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 06 de abr 2020

O posicionamento estratégico de uma empresa diante do público-alvo faz toda a diferença. Em meio a uma concorrência cada vez maior e a crise do COVID-19 em todas as áreas de atuação, qualificar seu público-alvo é fundamental. Assim sendo, veja a seguir um pequeno guia para ajudá-lo a traçar algumas estratégias que lhe ajudem a atrair e manter os clientes certos para seu negócio, garantindo resultados.

Considerações sobre o posicionamento estratégico de uma empresa

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que para uma empresa consolidar-se no mercado, é preciso encontrar seu público-alvo. Assim sendo, algumas considerações se fazem necessárias:

  • É preciso estar ciente de como funciona o seu nicho de mercado. Em seguida, o próximo passo é entender como é a segmentação de público dentro dele;
  • Outro aspecto importante é levar em conta quais são os principal problemas de seu cliente em potencial. Assim, torna-se possível oferecer soluções para eles;
  • Você também deve considerar fatores como o que a empresa quer ser, o que ela é para seus clientes e o que você e seus funcionários sabem fazer melhor.

A partir destes aspectos, já é possível começar a planejar o posicionamento estratégico de uma empresa. Para isto, há alguns passos específicos que podem ser seguido.

Tipos de posicionamento estratégico de uma empresa

Para consolidar-se dentro de sua área de atuação, existem algumas formas específicas que estão focadas no posicionamento estratégico, separadas em três tipos principais:

  • O primeiro foca-se no valor. Isto significa que o foco está na escolha de produtos e de serviços em detrimento de segmentação de público;
  • O segundo está baseado na necessidade. Trata-se de apresentar soluções para todos os problemas que seu segmento de público pode ter;
  • O terceiro tem como premissa o acesso. É a segmentação de clientes por meio de diferentes categorias, levando em conta fatores como geografia e tamanho do público.

Com estas três características principais dentro de um posicionamento estratégico de uma empresa, é possível começar a construir uma base fiel de clientes. É claro que para por isto em prática, uma das estratégias mais importantes para sua empresa é pensar no marketing.

Pensando em um plano de mkt e colocando-o em prática

Um planejamento estratégico de qualificação de público envolve, além de aspectos teóricos, algumas ações práticas. Dentro deste contexto, o marketing tem uma função fundamental, uma vez que possibilita a identificação dos melhores clientes. Assim sendo:

  • Foque estratégias de marketing diretamente no consumidor. Isto inclui medidas como o marketing de conteúdo, funil de vendas e inbound marketing;
  • Leve em conta todos os fatores de propaganda que pode destaca-lo da concorrência. Mesmo focando-se em um público qualificado, é preciso mostrar seus diferencias;
  • Também é muito importante que você analise seu público-alvo. Construa personas, faça briefings de ação e defina uma proposta de valor para sua empresa.

Estas medidas são muito importantes para que sua empresa se diferencie. Isto também vai criar uma boa imagem para um público qualificado, tornando suas estratégias ainda mais eficazes.

De olho nas mudanças do mercado

A realidade de hoje é cada vez mais direcionada a internet e ao digital. Isto significa que, em meio a tudo o que está acontecendo no país e no mundo, é preciso estar de olho nesta tendência. Assim sendo, o posicionamento estratégico de uma empresa deve:

  • Buscar estimular ao máximo os cinco sentidos do público-alvo, procurando engaja-lo por meio de interesse e empatia;
  • Investir em storytelling e narrativas que cativem o cliente em potencial, sempre focado em mostrar soluções para suas angústias e problemas;
  • Há também o chamado 6º sentido, que deve ser igualmente estimulado. Este baseia-se no desejo do cliente sentir, e em como avalia sua experiência de compra.

Os últimos fatos que envolvem a economia e a saúde global já estão mudando, e continuarão a mudar drasticamente o comportamento do público-alvo. Desta forma, adaptar-se as tendências atuais para tirar o melhor proveito delas traz uma grande vantagem competitiva à empresa.

Algumas dicas e considerações finais

Diante destes fatos, a importância do posicionamento estratégico de uma empresa para que possa qualificar o público é inquestionável. E para garantir que este processo seja feito de forma bem-sucedida em seu empreendimento, preste atenção nestas dicas:

  • É preciso estar sempre disposto a inovar. Além disto, periodicamente deve ser feito um reposicionamento de sua marca diante do mercado para mantê-la competitiva;
  • Priorize sempre as competências centrais de seu negócio. Isto significa não abraçar as habilidades, produtos e serviços que não poderá oferecer ao cliente;
  • Não deixe de monitorar os resultados. É necessário vez o que está dando certo e o que precisa ser mudado para continuar crescendo.

Agora basta avaliar quais são as melhores formas de colocar este panorama completo em ação. Seguir estas orientações é o que garante um posicionamento estratégico de uma empresa bem-sucedido perante seu público-alvo. Por isto, não deixe de seguir estas dicas pelo seu negócio.