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Reciprocidade em vendas: um relacionamento que começa bem antes da conversão do lead

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 12 de mar 2021

A reciprocidade em vendas é uma das estratégias mais relevantes relacionadas ao marketing digital nos tempos atuais. Trata-se de uma abordagem bastante útil para os empreendedores que buscam estreitar o relacionamento com os potenciais clientes. Isto com foco em convertê-los para aumentar a sua base de vendas.

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Com base nisso, é possível afirmar que essa abordagem inicia muito antes da efetiva conversão do lead. É um contato que pode ser efetuado de diversas formas, sempre com o intuito de se aproximar do seu público. E assim, é possível encontrar caminhos para que ele se identifique com a marca e se sinta compelido a adquirir determinado produto ou serviço.

Ou seja, a reciprocidade em vendas nada mais é que a criação de iniciativas que provoquem um senso de “retribuição” do lead com a empresa. Ao gerar e fortalecer os elementos que configuram uma boa imagem da empresa com o seu público consumidor, a empresa pode colher bons frutos. Isso acaba se traduzindo na retenção de clientes.

Veja a seguir algumas estratégias importantes para melhorar o potencial de reciprocidade em vendas dos seus clientes para com sua empresa. São táticas que atendem às principais necessidades no contexto atual do marketing digital.

Mas como funciona o “gatilho da reciprocidade em vendas”?

Antes de elencar as principais estratégias para atrair o público, é preciso entender como funciona esse mecanismo. Em linhas gerais, o gatilho da reciprocidade consiste em gerar no público um sentimento positivo perante uma marca ou empresa. Isso pode ser feito por meio dos serviços ou benefícios que ela oferece.

Dessa forma, ele se sente estimulado a retribuir essa iniciativa, seja adquirindo produtos ou serviços da empresa ou se integrando a ações realizadas por ela em diversos níveis. Esse gatilho funciona de modo similar ao “efeito manada” (quando a decisão é norteada pela maioria).

Além disso, ele conduz a uma decisão de compra sustentada principalmente pela confiança adquirida pelo usuário em torno da empresa. E essa credibilidade com seu público consumidor pode ser construída de muitas maneiras, conforme será detalhado a seguir.

Veja quatro estratégias para gerar reciprocidade nos seus clientes

Ao constatar a necessidade de criação de gatilhos de reciprocidade em vendas junto aos seus leads e entender a forma como eles atuam para convencer o seu público consumidor, o próximo passo é implementar as ações necessárias para que esse processo ocorra da melhor forma possível e traga benefícios para a sua empresa. Assim, veja a seguir quatro estratégias que ajudam a gerar reciprocidade nos seus clientes.

Crie canais de comunicação

Criar e fortalecer canais de comunicação com o cliente, principalmente na internet e nas redes sociais, é fundamental para desenvolver uma relação de reciprocidade com ele. Assim, invista em peso em conteúdos diários nas páginas oficiais da empresa nas principais redes sociais (como Facebook, Instagram e Twitter). Nesse sentido, é importante entender que cada uma dessas redes tem suas particularidades. Por exemplo, enquetes podem funcionar melhor no Facebook. Já fotos e pequenos vídeos têm maior capacidade de alcance no Instagram. Não esqueça que o importante é estimular o senso de comunidade com o seu público.

Prova social gera reciprocidade em vendas

A prova social é um elemento indispensável de ser citado quando a ideia é estimular a reciprocidade dos seus clientes. Depoimentos espontâneos de usuários dos seus produtos ressaltando os benefícios e as qualidades que ele proporciona são um passo importante para conduzir o cliente a uma decisão de compra.

Overdelivery

O overdelivery é uma prática que serve como uma espécie de “agrado” para o seu cliente. Basicamente, é dar um brinde ou um produto a mais, agradecendo-o por adquirir o seu produto. Mesmo que tal item não tenha um grande valor, é algo muito importante para que o seu público se sinta especial.

Amostras grátis

Esse é um conceito um pouco diferente do anterior. A amostra grátis é a disponibilização de determinado produto em uma quantidade reduzida para que o cliente comprove sua qualidade e desempenho. Também envolve o aspecto afetivo e emocional que pode ser utilizado a favor do empreendedor para obter bons resultados.

A AO5 tem consciência das necessidades do mercado

AO5 dispõe de amplo conhecimento na implementação de estratégias eficazes de marketing digital para criar reciprocidade em vendas, ampliar e manter uma boa base de clientes. Isso passa pela identificação das principais necessidades de cada cliente em particular, desenvolvendo ações personalizadas com base no histórico e perfil do cliente. Fale com a gente.