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Hoje vamos falar da importância de como definir KPIs. Ao criar uma campanha de marketing, a empresa precisa realizar um acompanhamento constante. É importante analisar os resultados, as estratégias utilizadas e se elas estão dando certo ou não.

Além disso, o acompanhamento tem que ser feito de forma correta. Uma estratégia de marketing eficiente e com a avaliação ideal beneficia todos os setores de uma empresa.

Sendo assim, os KPIs podem te ajudar a medir o desempenho de uma campanha e apontar o que está dando errado. KPI se refere a Key Performance Indicator, e, traduzindo, significa indicador-chave de performance.

Existem inúmeros KPIs que podem ser utilizados para avaliar uma campanha. Mas é necessário um conjunto de vários KPIs para obter resultados confiáveis de uma estratégia de marketing. Qualquer dado que mostre ou indique o desempenho de uma campanha pode ser considerado um KPI.

A AO5 te explica como definir KPIs de forma certa pode otimizar os resultados de uma campanha de marketing.

Como definir KPIs entendendo sua diferença de métrica

Um esclarecimento importante a ser feito é que KPIs e métricas são duas coisas diferentes, apesar das semelhanças.

Uma métrica significa tudo aquilo que pode ser medido. No entanto, em uma campanha de marketing, um tipo de métrica pode não ser relevante para avaliar a campanha. Já um KPI é uma métrica que se torna importante na avaliação do desempenho da campanha.

Assim, uma métrica pode se transformar em um KPI. Essa transformação ocorre se ela for útil para avaliar se a estratégia de marketing está dando bons resultados ou não.

Como definir os tipos de KPIs para o seu negócio

Como existem dezenas de KPIs que podem ser utilizados para avaliar o desempenho de uma campanha, podemos dividi-los em três grandes grupos.

  • KPIs primários: envolvem volume de Leads, custo de aquisição por Leads, custo de aquisição por cliente, taxa de conversão e receita total;
  • KPIs secundários: envolvem visitas recorrentes ao site ou blog, custo por acesso, tráfego orgânico e assinantes do newsletter;
  • KPIs práticos: consiste na realização de testes com o objetivo de acompanhar dados mais detalhados sobre o público-alvo da campanha. Esses testes envolvem muitos indicadores que incluem: pageviews, conteúdos mais visitados, palavras-chave mais pesquisadas, interações sociais e relação entre visitantes novos e recorrentes.

KPIs mais utilizados no marketing digital

  • Custo de aquisição do cliente: o CAC é um cálculo onde o valor total do investimento é dividido pelo número de clientes conquistados. Basicamente, é o valor gasto para converter um cliente potencial em cliente pagante.
  • Taxa de conversão de landing pages: as landing pages são páginas específicas que possuem todos os elementos para a conversão do potencial cliente. O layout delas deve focar na meta, sem apresentar muitas informações e criadas de acordo com o objetivo de cada campanha.
  • Taxa de conversão de tráfego móvel: os usuários passam a maior parte do tempo consumindo conteúdo em dispositivos móveis. Com isso, as empresas precisam adaptar seus sites para esses dispositivos, melhorando a navegabilidade do usuário. Já existem ferramentas que mostram quantos usuários se converteram acessando esse tipo de dispositivo.
  • Alcance e interações nas mídias sociais: as redes sociais oferecem dados detalhados sobre o alcance e sucesso da campanha de marketing. Alguns números podem ser relevantes como, por exemplo, número de seguidores, engajamento, quantidade de comentários e compartilhamentos;
  • Customer Lifetime Value: na tradução, significa o valor de vida útil do cliente. Ao longo da existência de uma empresa, é normal que ela perca mais clientes do que conquiste. E a empresa sabe disso. Por isso esse KPI calcula o quanto um cliente pode render durante um determinado período de tempo.

Elementos que fazem um KPI ser efetivo no seu negócio

Cada tipo de campanha de marketing pode exigir diferentes estratégias de como definir KPIs. Assim, ao escolher um conjunto de KPIs, é necessário ter certeza que eles podem fornecer as informações sobre o desempenho da ação de marketing.

Olhar para o mercado também pode ser útil. Assim, além da análise interna, uma empresa pode fazer uma consultoria externa. Ela serve para saber se empresas do mesmo ramo estão utilizando uma lista de KPIs semelhantes.

Sendo assim, um KPI efetivo para sua campanha precisa ter algumas características:

  • Objetividade;
  • Verificabilidade;
  • Consenso no objetivo final;
  • Valor agregado.

A agência de marketing digital AO5 pode te ajudar a definir o melhor caminho para a utilização dos KPIs. Entre em contato com a gente hoje mesmo

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Escrito por: Agência Orange Five

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