Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Saber como fazer uma apresentação institucional é fundamental para uma boa impressão da marca da sua empresa. Afinal de contas, esse tipo de ação é o primeiro contato mais próximo do futuro cliente com a marca.

Mas muita gente tem dúvidas de como montar uma boa apresentação. Além disso, há erros básicos que são cometidos com frequência, inclusive, por empresas de grande porte. Neste sentido, a apresentação precisa atrair a atenção do cliente e não dar sono nele!

Nesse caso, lembre-se daquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”. E você não quer deixar uma má impressão aos seus clientes, não é mesmo? Então, fique por aqui e veja como fazer uma apresentação institucional de forma simples e eficiente para surpreender seu público-alvo. Assim você conseguirá conquistar todos os objetivos que almeja.

Veja quais são os passos mais importantes para fazer a sua apresentação!

Para fazer uma apresentação institucional, você precisa acima de tudo organização. Ou seja, é essencial ter um planejamento detalhado, um roteiro bem feito e o diferencial da sua empresa bem explicado. Em suma, foque no que sua empresa tem a oferecer aos clientes que a diferencia dos concorrentes. Pensando nisto, veja a seguir alguns passos básicos de como fazer uma apresentação institucional.

Organização = roteiro bem feito

Antes de mais nada, você precisa ter um roteiro bem feito. Não precisa nem ser um roteiro muito sofisticado, mas que tenha uma mínima organização e que transmita a ideia da apresentação. Nesse caso, improvisar não é uma boa ideia, pois você pode deixar pontos importantes de lado.

Então, faça um bom roteiro e procure seguir ele durante a apresentação institucional. Isso não quer dizer que você não pode fugir um pouco do roteiro em algumas situações. É possível fazer isso, mas mantendo o foco no script inicial.

Neste sentido, o roteiro precisa ter começo, meio e fim, para atrair a atenção do cliente. A “história” precisa ser cativante. Por isso, dê um foco maior em informações e dados que fazem a sua empresa ser diferente do concorrente. Evite o famoso “mais do mesmo” e mostre porque o cliente necessita dos seus serviços.

Objetivos de acordo com seu público

Não existe uma fórmula secreta de como fazer uma apresentação institucional. Cada empresa e segmento trazem consigo características próprias e bem específicas. Assim, essas questões precisam ser levadas em conta na hora de elaborar uma apresentação.

Dessa forma, defina os objetivos dela de acordo com o seu público-alvo. Neste sentido, é interessante a empresa ter mais de um tipo de roteiro, por exemplo. Além disso, tenha em mente sempre o seu público, pensando em pontos como:

  • O que o público mais espera da empresa?
  • O que nossa empresa pode oferecer de diferente para o cliente?
  • Quais são os nossos diferenciais no mercado?
  • Por que o cliente deve optar pela nossa empresa em detrimento das outras?
  • Como fazer com que a mensagem chegue de forma clara e objetiva ao cliente?

Se você tiver todas essas respostas, com certeza vai elaborar uma super apresentação institucional para surpreender seu público.

Autoridade na hora da apresentação

Não adiante ter um roteiro magnífico, uma apresentação bem organizada e detalhada, mas falhar na hora da apresentação. Assim sendo, é preciso, acima de tudo, ter clareza nas informações repassadas para o cliente.

Nesse caso, muita atenção para a oratória. A pessoa tem que ter autoridade sobre aquilo que está falando. Ou seja, precisa entender sobre o assunto e ter um grande poder de convencimento. Em suma, convicção naquilo que se está falando é primordial.

Preparação para a pós-apresentação

Após a apresentação, é normal surgir dúvidas e questões diversas. Então, esteja preparado para isso! Não deixe ninguém te surpreender com um questionamento no qual você não tenha a resposta. Mas como fazer isso? Estudando muito sobre o projeto, empresa e produto.

Não deixe pontas soltas e fique pronto para qualquer questionamento. E, claro, se empenhe ao máximo para tirar as dúvidas dos clientes da maneira mais clara e direta possível. Lembre-se que uma boa apresentação institucional vai atiçar a curiosidade do cliente. Assim, dúvidas e perguntas são algo extremamente positivo, pois mostra que o cliente está interessado.

Conte com a AO5 para montar uma apresentação institucional perfeita

Se você busca uma empresa responsável e com experiência nesse ramo, pode contar com a AO5. Além de te explicar como fazer uma apresentação institucional, nossa agência dispõe de profissionais qualificados para te ajudar na elaboração de uma apresentação perfeita.

Diante disso, conheça também as principais características do marketing institucional e o que mudou após a pandemia. No nosso blog, oferecemos ainda outros conteúdos muito interessantes e completos sobre o tema.

Não deixe de conferir e, qualquer coisa, entre em contato conosco, pois queremos te dar uma assistência completa, visando o sucesso da sua empresa.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time