Para avaliar a importância da gestão de conteúdo, pense no seguinte. Antigamente, para se ter sucesso nas vendas e uma cartela fidelizada de clientes era necessário manter a loja ou a empresa impecável, para o público consumidor se sentir à vontade no local. Além disso, oferecer boas condições para compra, produtos atrativos e funcionais e contar com uma equipe qualificada para realizar o atendimento direto. Essas situações seguem válidas e super necessárias, porém, com novas emendas de exigência. E sabe por quê? Por causa da internet!
Poucos são os empreendimentos que ainda não contam com perfis pelas plataformas digitais. E quem ainda não tem, certamente já pensou na possibilidade de criar um site ou página em alguma rede social, para divulgar os serviços e produtos de uma determinada marca. Esse processo está cada vez mais relevante e tem nome: se chama gestão de conteúdo.
O que a gestão de conteúdo pode fazer por você?
Investir em gestão de conteúdo é uma ótima estratégia para alavancar o sucesso da empresa, seja qual for o segmento. A partir da distribuição de informações relevantes, é mais fácil responder questões como:
- Qual é o perfil do meu público consumidor (o que inclui a classe social)?
- Quem visita minhas páginas? Quanto tempo dura essa navegação?
- Qual tipo de produto é o mais procurado pelo público que acessa as plataformas da minha empresa?
- Qual formato multimídia mais atrai o meu público visitante (cards, material em áudio, vídeos, fotos, texto, infográfico, e-books, artigos, podcasts, etc)?
- Qual a média de idade das pessoas que buscam pela minha marca?
- Em qual horário as pessoas mais visitam as minhas plataformas?
- Quantos entram no meu site diariamente e destes, quantos finalizam suas compras na minha plataforma?
Essas e outras questões podem ser acompanhadas a partir da gestão de conteúdo. Cuidar do conteúdo que a empresa disponibiliza na internet, significa cuidar do futuro da marca. Com tantas possibilidades e ofertas na internet, apostar no conteúdo para criar uma linha de diferencial a favor da empresa, é agir com consciência. Sendo assim, contar com uma equipe de profissionais ligados à área, é a melhor escolha. Entregue a gestão de conteúdo para alguém capacitado e que entenda a importância desse trabalho.
Implementando uma gestão de conteúdo de sucesso
A gestão de conteúdo necessita de tempo para pesquisa, planejamento (para divulgar os materiais ao longo da semana ou mês, dependendo da marca), produção autoral de conteúdo, estratégias para divulgar o que foi criado e discernimento para interagir com o público. E realizar uma gestão de conteúdo precisa, relevante e que retorne em lucros a médio ou a longo prazo, é uma tarefa cada vez mais desafiadora. A internet é veloz e todos os dias surgem novidades. Para acompanhar esse ritmo e não ser chutado para escanteio por causa da ausência de inovação, cuidar da gestão de conteúdo é o caminho mais seguro para evitar que o naufrágio de uma marca aconteça.
Para criar uma boa estratégia para o seu negócio, lembre-se que é necessário:
- Pesquisa: busque entender o que está sendo feito no mercado, especificamente na área que o seu negócio faz parte. Veja quais são os formatos de conteúdos utilizados, analise a resposta do público (se a página ou site do concorrente tem likes nas publicações, comentários dos clientes, etc), observe se existe uma estética na apresentação das publicações ou se são feitas sem muito critério (por exemplo: a página segue um layout (com cores bem definidas, que representam a marca, fonte padrão nas publicações, boas imagens para complementação do conteúdo?);
- Planejamento e execução: a partir das anotações da sua pesquisa, crie um planejamento. Liste quais são as datas comemorativas que a sua marca vai tentar engajar conteúdos nas plataformas digitais, por exemplo. Defina um calendário para criar e postar suas publicações;
- Monitore: após publicar, não pense que o trabalho está feito. Muito pelo contrário! Esteja atento a resposta do público. Acompanhe o nível de engajamento criado pela sua publicação. Se pergunte: as pessoas estão curtindo meu post? Algum cliente ou possível cliente deixou mensagem pedindo para saber mais sobre minha marca ou serviço?
- Encerramento: por fim, anote o que deu certo e o que deu errado com sua tentativa de engajamento. A campanha foi de fato atrativa? Trouxe o resultado esperado? Caso as respostas sejam negativas, não se desespere. Ao começar a investir na gestão de conteúdo, tudo é tentativa (e válido). Considere os pontos negativos para tentar aperfeiçoar cada vez mais o conteúdo utilizado nas redes da sua marca.
Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir ótimas dicas para aliar a gestão de conteúdo com funil de vendas aqui.