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Sair da caixinha ou investir na segurança? 6 estratégias de marketing para atrair clientes em 2021

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 05 de mar 2021

Esse é um grande dilema na hora de adotar estratégias de marketing para atrair clientes. Atualmente a principal dificuldade de uma campanha se resume à seguinte pergunta: “até onde podemos ir?”. Quando falamos em marketing, é consenso que o seu sucesso depende de criatividade e ousadia.

Dessa forma, sair da caixinha é bom e pode ser o diferencial de uma campanha. No entanto, se aventurar como se não houvesse amanhã pode ter um efeito indesejado na prática.

Antes de ousar, é preciso conhecer muito bem o mercado e, principalmente, o perfil do cliente ideal. Então, é válido sair da caixinha, mas isso precisa ser feito de forma sensata. O público até pode pensar que sua campanha é ousada demais, mas sua equipe precisa saber o que está fazendo.

Desde o ano passado, as empresas precisaram se reinventar em busca de novos clientes, principalmente por causa da pandemia. Buscar novas ferramentas e abordagens exige um grande empenho de toda a equipe. Assim, confira a seguir 6 estratégias de marketing para atrair clientes em 2021.

Inbound marketing ou marketing de atração

Atrair o cliente e realizar a conversão é um processo que precisa de dedicação. Mas acima de tudo, a atenção da sua campanha precisa estar voltada para o cliente. E é isso que consiste o inbound marketing.

Conquistar a atenção do cliente já é meio caminho andado, mas, para isso, sua campanha precisa estar bem definida. A persona e a jornada do cliente precisam estar claros, por exemplo.

Essa estratégia também tem o objetivo de manter o cliente fiel, por meio de uma relação pós-venda. Dessa forma, o inbound marketing é composto por 5 processos:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Criar um relacionamento;
  • Vender;
  • Analisar os resultados (para aperfeiçoar o sistema).

O conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing para atrair clientes

O marketing de conteúdo está diretamente ligado ao marketing de atração. Pensando no seu público-alvo, invista em conteúdos relevantes para ele. Dessa forma, a chance de fidelizar o cliente é enorme.

Essa estratégia pode ser colocada em prática por meio de blogs e postagens educativas, por exemplo. Informar bem é garantir confiança em primeiro lugar. Aqui, o foco é o conteúdo e a informação e não a marca em si.

Defina o Perfil Ideal de Consumidor e analise o mercado

Na era digital, muita gente está online, e assim, quantidade não quer dizer fidelização e conversão. Definir o ICP (Ideal Customer Profile) exige pesquisa e empenho. A busca pelo perfil do cliente ideal envolve ações como conhecer seu público-alvo e definir a persona da sua empresa. Depois de feito isso, seu trabalho fica menos difícil, digamos, pois a chance de a campanha atingir o alvo é maior.

Então, com o ICP claro para toda a equipe, ainda é necessário analisar o mercado. Nesse sentido, dê uma espiada no que os concorrentes estão fazendo, listando o que está dando certo e errado para eles. Com esses dados em mãos, você saberá o que pode ou não funcionar na sua campanha.

Dados de pesquisas divulgados por entidades sérias da sua área de atuação também são muito importantes. Utilize-os para melhorar a abordagem da campanha.

Dê o máximo de atenção ao SEO

O Search Engine Optimization é um conjunto de ações que busca otimizar seu site para melhorar o ranqueamento dele nos sites de buscas. Ele é vital em estratégias de marketing para atrair clientes.

Um conteúdo de uma campanha de marketing pode ser ótimo, mas, se não adotar algumas práticas, provavelmente não estará no topo da página de busca. Assim, preste atenção aos seguintes detalhes que fazem toda a diferença:

  • Cuidado na escolha das palavras-chave;
  • Tenha um conteúdo próprio;
  • Utilize links internos e externos em seu site;
  • Invista em páginas fáceis de carregar;
  • Dê atenção à imagem utilizada (use imagem própria e de ótima qualidade);
  • Escreva posts fáceis de ler (evite palavras muito difíceis e utilize subtítulos);
  • Vá direto ao assunto.

Espalhe sua ideia em várias redes sociais

Não fique preso a uma determinada rede social. As redes estão aí para serem utilizadas. Porém, você precisa ter consciência que cada rede exige um formato diferente de conteúdo.

Por exemplo, Facebook, Twitter e Instagram são redes muito populares, mas cada uma tem características próprias. Assim, o conteúdo da sua campanha precisará ser adaptado para cada uma dessas redes.

Invista em influenciadores digitais

Essa pode ser considerada uma das principais estratégias de marketing para atrair clientes que mais vem crescendo nos últimos anos.

Investir em influencers pode ser a carta na manga da sua campanha de marketing. Mas pesquise muito bem antes de dar esse passo. Não leve em conta apenas o número de seguidores do influenciador. Acima de tudo, procure conhecer qual é seu público.

Dependendo do seu objetivo, pode ser mais vantajoso investir em micro ou nanoinfluenciadores, pois eles possuem um público mais fiel e específico.

Assim, a AO5 pode te ajudar na elaboração das melhores estratégias de marketing disponíveis no mercado. Com o isolamento social por conta da pandemia e as incertezas do mercado, as estratégias precisam ser reavaliadas de forma mais constante. Nesse sentido, a AO5 quer te ajudar a dar mais dicas para você estar preparado às mudanças impostas pela crise.