Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Os índices de satisfação e insatisfação do cliente são, sem dúvidas, fatores super importantes para o sucesso de uma empresa. É a partir dessas informações que o seu negócio pode avaliar o que está dando certo no relacionamento com o público-alvo e o que precisa melhorar.

Assim sendo, saiba mais informações sobre esse assunto a seguir. Entenda os principais aspectos desse indicativo e veja também as melhores técnicas e métodos para medi-lo com sucesso. E claro, saiba ainda o papel fundamental que o marketing tem nesse processo.

A importância de entender a insatisfação do cliente

Em primeiro lugar, tenha em mente que os índices de satisfação e insatisfação do cliente são, acima de tudo, formas de medir o sucesso de seu negócio. Afinal de contas, eles envolvem certos princípios fundamentais de êxito, como fidelização e experiência do público-alvo, por exemplo.

Dessa forma, quando o cliente não está satisfeito com algo, isso certamente irá se refletir no futuro de sua empresa. Assim, é importante que você leve alguns aspectos em consideração:

  • Sua empresa precisa contar com diversos processos de feedback dos clientes;
  • Além disso, é necessário conhecer todos os itens que são parte do índice de satisfação;
  • Por fim, além de entender esses dados é fundamental saber usa-las da forma certa.

Na medida em que a sua empresa consegue trabalhar com esses fatores, se torna mais fácil atingir resultados melhores e mais eficientes. E para fazer isso, você precisa aplicar os métodos certos para medir os índices de satisfação e insatisfação do cliente.

As melhores estratégias para entender o que o cliente pensa

Depois entender um pouco mais sobre os índices de satisfação e insatisfação do cliente, o próximo passo é aplicar métodos assertivos para avalia-los. Assim sendo, veja a seguir alguns dos principais deles:

  • Net Promoter Score. Esse é um dos métodos mais utilizados para avaliar o nível de satisfação dos clientes. Ele funciona a partir da nota que o cliente dá para a sua marca em termos de recomendação para outras pessoas;
  • Uso de questionários. Por adotar uma abordagem mais abrangente, esse processo ajuda a entender a forma como o cliente pensa mais detalhadamente. Seu uso é mais indicado para questões objetivas envolvendo atendimento, produtos e serviços, por exemplo;
  • Customer Effort Score. Esse é o indicador que mede o nível de esforço que o cliente teve com relação ao comprar seus produtos e serviços. Quanto maior ele for, pela lógica, mais a pessoa ficará insatisfeita com sua empresa;
  • Customer Satisfaction Score. Sem dúvidas, medir a pontuação da satisfação do cliente em si é algo fundamental. Nesse processo sua empresa deve pedir para a pessoa avaliar, de um a cinco, o quanto ela ficou satisfeita com seu atendimento, produtos e serviços.

Além desses processos, há ainda outras formas de obter feedbacks úteis de seu público-alvo. Envio de avaliações por e-mail, SMS ou dentro de seu site, por exemplo, são métodos garantem ótimas informações.

O marketing e os índices de satisfação e insatisfação do cliente

Entre os diversos processos para aumento de satisfação, e consequentemente fidelização dos clientes, o marketing é sem dúvida um dos mais importantes. Neste sentido, o uso de técnicas e métodos certos faz toda a diferença para reter seu público-alvo.

Assim, para que a sua empresa consiga fazer isso de forma assertiva, preste atenção em alguns aspectos importantes. Entre eles estão, por exemplo:

  • O uso de um marketing de conteúdo otimizado, que possa informar o cliente e ajuda-lo em sua decisão de compra;
  • Uma comunicação otimizada e automatizada, que tenha como foco esclarecer dúvidas e personalizar ainda mais o atendimento;
  • A utilização de campanhas eficientes, com foco em valorizar sua marca sobretudo em sites, blogs e redes sociais;
  • A elaboração de brindes e conteúdos exclusivos, como e-books, vídeos e o que mais pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente.

É claro que para adotar essas estratégias você precisa da ajuda de uma empresa especializada. Neste sentido, contar com a AO5 será fundamental para o seu sucesso e a diminuição do nível de insatisfação do cliente.

Trabalhamos com foco total em valorizar sua marca, oferecendo a melhor experiência para reter e fidelizar os clientes de seu público-alvo. Entre em contato com a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time