Início » BLOG #AO5 » Satisfação e insatisfação do cliente: como medir o indicativo pode ajudar nos resultados

Satisfação e insatisfação do cliente: como medir o indicativo pode ajudar nos resultados

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 21 de abr 2021

Os índices de satisfação e insatisfação do cliente são, sem dúvidas, fatores super importantes para o sucesso de uma empresa. É a partir dessas informações que o seu negócio pode avaliar o que está dando certo no relacionamento com o público-alvo e o que precisa melhorar.

Assim sendo, saiba mais informações sobre esse assunto a seguir. Entenda os principais aspectos desse indicativo e veja também as melhores técnicas e métodos para medi-lo com sucesso. E claro, saiba ainda o papel fundamental que o marketing tem nesse processo.

A importância de entender a insatisfação do cliente

Em primeiro lugar, tenha em mente que os índices de satisfação e insatisfação do cliente são, acima de tudo, formas de medir o sucesso de seu negócio. Afinal de contas, eles envolvem certos princípios fundamentais de êxito, como fidelização e experiência do público-alvo, por exemplo.

Dessa forma, quando o cliente não está satisfeito com algo, isso certamente irá se refletir no futuro de sua empresa. Assim, é importante que você leve alguns aspectos em consideração:

  • Sua empresa precisa contar com diversos processos de feedback dos clientes;
  • Além disso, é necessário conhecer todos os itens que são parte do índice de satisfação;
  • Por fim, além de entender esses dados é fundamental saber usa-las da forma certa.

Na medida em que a sua empresa consegue trabalhar com esses fatores, se torna mais fácil atingir resultados melhores e mais eficientes. E para fazer isso, você precisa aplicar os métodos certos para medir os índices de satisfação e insatisfação do cliente.

As melhores estratégias para entender o que o cliente pensa

Depois entender um pouco mais sobre os índices de satisfação e insatisfação do cliente, o próximo passo é aplicar métodos assertivos para avalia-los. Assim sendo, veja a seguir alguns dos principais deles:

  • Net Promoter Score. Esse é um dos métodos mais utilizados para avaliar o nível de satisfação dos clientes. Ele funciona a partir da nota que o cliente dá para a sua marca em termos de recomendação para outras pessoas;
  • Uso de questionários. Por adotar uma abordagem mais abrangente, esse processo ajuda a entender a forma como o cliente pensa mais detalhadamente. Seu uso é mais indicado para questões objetivas envolvendo atendimento, produtos e serviços, por exemplo;
  • Customer Effort Score. Esse é o indicador que mede o nível de esforço que o cliente teve com relação ao comprar seus produtos e serviços. Quanto maior ele for, pela lógica, mais a pessoa ficará insatisfeita com sua empresa;
  • Customer Satisfaction Score. Sem dúvidas, medir a pontuação da satisfação do cliente em si é algo fundamental. Nesse processo sua empresa deve pedir para a pessoa avaliar, de um a cinco, o quanto ela ficou satisfeita com seu atendimento, produtos e serviços.

Além desses processos, há ainda outras formas de obter feedbacks úteis de seu público-alvo. Envio de avaliações por e-mail, SMS ou dentro de seu site, por exemplo, são métodos garantem ótimas informações.

O marketing e os índices de satisfação e insatisfação do cliente

Entre os diversos processos para aumento de satisfação, e consequentemente fidelização dos clientes, o marketing é sem dúvida um dos mais importantes. Neste sentido, o uso de técnicas e métodos certos faz toda a diferença para reter seu público-alvo.

Assim, para que a sua empresa consiga fazer isso de forma assertiva, preste atenção em alguns aspectos importantes. Entre eles estão, por exemplo:

  • O uso de um marketing de conteúdo otimizado, que possa informar o cliente e ajuda-lo em sua decisão de compra;
  • Uma comunicação otimizada e automatizada, que tenha como foco esclarecer dúvidas e personalizar ainda mais o atendimento;
  • A utilização de campanhas eficientes, com foco em valorizar sua marca sobretudo em sites, blogs e redes sociais;
  • A elaboração de brindes e conteúdos exclusivos, como e-books, vídeos e o que mais pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente.

É claro que para adotar essas estratégias você precisa da ajuda de uma empresa especializada. Neste sentido, contar com a AO5 será fundamental para o seu sucesso e a diminuição do nível de insatisfação do cliente.

Trabalhamos com foco total em valorizar sua marca, oferecendo a melhor experiência para reter e fidelizar os clientes de seu público-alvo. Entre em contato com a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.