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Você já ouviu falar em Storytelling para vendas? Histórias, quando bem elaboradas e contadas, têm o poder de encantar desde à criança até o adulto mais incrédulo. Uma narrativa emocionante consegue conectar e aproximar as pessoas.  Então, por que não as utilizar como técnica para aumentar o número de vendas do seu negócio? Parece muito estranho? Pois, saiba que esta estratégia existe e é usada pelas maiores companhias com foco em vendas.

Chamado de “storytelling”, o método de contar histórias que sejam cativantes e persuasivas é o ideal para se tornar uma marca memorável e causar um impacto real no seu público-alvo. Isto acontece porque, ao contar uma história que seja envolvente, você pode desencadear a produção de ocitocina no seu lead, que é conhecido como o hormônio da confiança. Portanto, o possível cliente passa a se sentir mais seguro e confortável com sua empresa e produto. Mas então, o que é storytelling? E como podemos usar o storytelling para vendas? Veja a seguir.

O storytelling

 O storytelling pode ser caracterizado pela utilização de narrativas contadas com a ajuda de recursos variados, como imagens e palavras-chave. Seu o propósito é iniciar ou fortalecer uma relação comercial. Ou seja, a técnica procura cativar, envolver e prender a atenção de uma audiência.

Quando falamos de storytelling para vendas, podemos ressaltar alguns benefícios principais que a estratégia produz para engajar o público desejado:

  • Aumentar o interesse pelo seu produto;
  • Atrair a atenção para sua marca;
  • Tornar fatos relacionados à sua empresa mais memoráveis e significativos para os leads;
  • Ganhar a confiança e até fidelizar seu lead.

Se você está em dúvida sobre como as histórias pode fazer tudo isso por sua empresa continue lendo:

Importância do storytelling para vendas

 As histórias, que podem ser reais ou fictícias, criam uma imagem mais concreta da sua marca no imaginário de seus leads. Em outras palavras, elas estabelecem uma comunicação mais direta e íntima com seu público. A partir disto, você acaba fortalecendo e estreitando o relacionamento com os clientes. E assim, também atrairá mais leads que se identifiquem com a linguagem e conteúdo de suas histórias.

O storytelling para vendas funciona de forma a transportar os fatos sobre seu produto e marca para dentro de uma narrativa, fazendo com que os ouvintes prestem muito mais atenção do que se eles fossem apresentados da forma tradicional. Por este motivo o storytelling consegue ser amplamente efetivo, pois cobre aspecto básico das estratégias de venda: a memorização dos pontos importantes sobre o produto.

Ao contar uma história, você estará narrando como a sua empresa poderá resolver os possíveis problemas de seu lead, usando alguns exemplos e finais felizes na narrativa.

Como elaborar um bom storytelling para vendas

 É claro que não é qualquer história que conseguirá atrair e engajar seu público, existem algumas técnicas para estruturar seu storytelling para vendas, veja as dicas a seguir:

Faça com que seus prospects sejam os heróis da história

Crie um personagem com que seus clientes se identifiquem e transforme ele no herói da narrativa. Um dos erros mais comuns cometidos pelos vendedores na hora de fazer o storytelling é colocar seu produto como personagem principal da história. Isto acaba causando o efeito oposto e afastando seu lead da marca ao retratá-lo, de certa forma, como a mocinha em perigo da história.

Tenha um objetivo claro com sua história

Se você não consegue responder à pergunta “qual o propósito da sua história” em menos de dois segundos então talvez você deva repensar a narrativa. Para que o prospect tenha uma compreensão completa da mensagem que você quer passar, é necessário que você mesmo tenha este entendimento em primeiro lugar.

Procure contar histórias reais e pessoais

 O storytelling pode ser baseado em uma narrativa fictícia. Mas as histórias reais são muito mais marcantes e permanecem na memória do lead muito mais facilmente. Quando relatamos casos reais, tornamos o personagem principal muito mais humano e real, tornando mais fácil para que o prospect se identifique com ele.

Seja relevante, mas não perca o bom humor

 Por fim, sua história precisa chegar a algum lugar e manter-se relevante do início ao fim. Mas isto não significa que você não possa fazer seu lead dar algumas risadas no caminho. Faça com que sua narrativa mantenha um tom leve e divertido ao mesmo tempo em que ela seja significativa para seu público ouvinte.

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Escrito por: Agência Orange Five

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