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Tráfego orgânico no Instagram: como medir e gerar sucesso no engajamento em 2021?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 01 de mar 2021

Partiu falar de tráfego orgânico no Instagram? Essa é uma das redes sociais que mais sofre mudanças. Em 2021, com o prolongamento da pandemia, muitas empresas mergulharam de cabeça nas estratégias online para tentar amenizar a crise. Mas com as alterações constantes das redes, as estratégias precisaram passar por adaptações.

Dessa forma, aumentar o tráfego orgânico no Instagram é um desafio que muitas empresas tem pela frente. E mais importante que isso: gerar engajamento também é essencial para que sua campanha obtenha sucesso. A seguir, acompanhe algumas dicas importantes para fazer isso com sucesso nessa rede social.

Para mais tráfego orgânico no Instagram cuide do seu perfil

Primeiramente, verifique se o seu perfil é comercial. Assim, é possível acessar métricas e outras informações relevantes para você saber se a estratégia está dando certo.

Ainda em relação ao perfil, dê muita atenção à bio. Em poucas palavras, descreva seu projeto de modo que isso desperte a atenção do público. Seja o mais claro possível. Insira também um link para direcionar o possível cliente ao site da empresa.

Mantenha uma rotina nas publicações

É fundamental manter uma rotina diárias nas publicações. Isso ajudará a aumentar o tráfego orgânico do Instagram do seu negócio.

Ficar um dia sem postar nada pode ser prejudicial. Por isso, organize um cronograma de postagens, com data e horários de cada uma delas. Dependendo do tamanho da empresa, podem ser feitas várias postagens por dia ou apenas algumas por semana.

Então, não adianta você fazer vários posts em um único dia e depois ficar dias sem postar nada.  A consistência e qualidade das postagens é melhor do que a quantidade em si.

Tenha um conteúdo diversificado para mais tráfego orgânico no Instagram

Uma rede social como o Instagram oferece muitos recursos e, por isso, é preciso tomar cuidado para não se atrapalhar. Procure utilizar todos os recursos oferecidos. Mas é preciso entender que cada recurso exige um tipo de conteúdo.

Assim, a diversidade de conteúdo é importante para gerar tráfego orgânico no Instagram. Pense em um tipo de estratégia para cada recurso. O engajamento não é medido apenas com as postagens do feed. A visualização dos stories, do IGTV e menções também contam muito.

Diante disso, pense no melhor tipo de conteúdo para cada ferramenta. Nos stories, por exemplo, é possível fazer enquetes, o que pode aumentar o engajamento.

Se envolva com a rede

Para engajar outras pessoas, primeiro, você é quem precisa estar engajado com a campanha. Dê o máximo de atenção à sua conta. Assim, reserve um tempo diário para interagir com o público, utilizando as seguintes estratégias:

  • Responda as perguntas do usuário;
  • Reposte conteúdo criado pelo cliente, principalmente aqueles que mencionam a sua marca;
  • Comente postagens dos seus seguidores;
  • Faça o possível para criar uma comunidade envolvida com sua marca, criando conversas e grupos de bate-papo entre seguidores.

Parcerias podem alavancar o tráfego orgânico no Instagram

Fazer parcerias com influenciadores digitais pode dar uma guinada na sua marca. Mas, se você está pensando em grandes investimentos, fique tranquilo, pois não é nada disso.

Claro que algum investimento sempre é necessário, mas, nesse caso, procure pequenos influenciadores. Os nanoinfluenciadores e os microinfluenciadores, por exemplo, possuem um número menor de seguidores, no entanto, esse público é muito mais engajado.

O público específico desses influencers é mais envolvido, criando mais engajamento de forma natural e sincera. Além do mais, pode ser feita uma parceria de mão dupla, no sentido “eu divulgo o teu trabalho e você divulga o meu”. Isso é muito viável, sobretudo para campanhas que compartilham dos mesmos valores.

Aposte em sorteios

Os sorteios são uma forma de aumentar e medir o engajamento no Instagram. O sorteio pode ser feito por meio de parcerias. Assim, todos saem ganhando. Além disso, por meio de algumas métricas, é possível verificar como está o engajamento do público na sua página.

Ah, e outra dica, utilize outras redes sociais para divulgar sua marca ou sorteio. Usar mais redes sociais pode ajudar na divulgação do Instagram da sua empresa. E, quando há um sorteio, a divulgação em outras redes pode impulsionar sua campanha, aumentando o tráfego de forma geral.

Se você quiser saber mais dicas para utilizar o Instagram de forma eficiente para a sua marca, a agência AO5 pode te ajudar!