Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Hoje vamos falar da importância do User Generated Content. Quando você compra algo pela internet, você costuma ir lá nos comentários verificar como foi a experiência de compras de outras pessoas? Se a resposta foi sim, você já pode ter uma ideia do que é esse conceito. De forma geral, ele diz respeito ao conteúdo que o próprio cliente gera sobre determinada empresa/marca.

Isso é uma coisa muito boa para qualquer empresa que queira vender seu produto ou serviço e receber confiança e credibilidade, além de despertar o interesse em futuros compradores. Então vamos entender melhor como usar esse conteúdo a seu favor, e assim beneficiar o seu negócio!

Um espaço para o cliente de conteúdo gerado pelo usuário

Bem, já sabemos que User generated content, é qualquer tipo de mídia – comentários, posts, fotos, vídeos – que o usuário (ou o consumidor) produz espontaneamente para a empresa. Isso pode beneficiar e muito as vendas e aumentar a credibilidade. Mas como receber esse conteúdo gerado pelo usuário e utilizá-lo de forma que atraia mais clientes interessados? Você precisa ter um espaço criativo e com um design bacana para tornar essa experiência interessante para o cliente. Um ambiente agradável onde as pessoas são incentivadas a inserir conteúdo, experiências e opiniões, faz com que sua marca aumente a intimidade com seus consumidores.

Dessa maneira, um espaço de interação assim acaba indiretamente adicionando mais informações sobre os seus produtos. Isto traz mais consistência e riquezas de detalhes para o comprador que deseja mais informações para efetuar a compra. E também gerando a sensação de comunidade, o que agrega muito valor ao produto.

Para sua relação ser positiva com o cliente em casos de feedback, lembre-se de incorporar uma resposta nas publicações. Mostre a ele a importância que tem para você. Dessan forma, agradeça-o em público e tornando sua experiência ainda mais especial e personalizada.

User Generated Content é uma ferramenta que gera confiança e credibilidade

Esse conteúdo gerado por sua audiência é uma ferramenta essencial para estreitar os laços de confiança e credibilidade para a sua empresa, produtos e serviços. Funciona como uma espécie de boca a boca. O seu conteúdo atraente, direcionado, e claro, com design legal já desperta o interesse. Mas conteúdos criados por usuários tem o poder de despertar a sensação de proximidade e confiança em outros possíveis compradores.

Além disso, ainda demonstra a autoconfiança da empresa ao valorizar até mesmo comentários negativos a fim de otimizar os processos e melhorar o negócio. Receber feedbacks e respondê-los mostra a importância e revela o seu interesse em oferecer serviços de qualidade.

E o investimento?

Investimento em User Generated Content, na verdade, nada mais é do que ter um bom produto, serviços de qualidade e excelência de atendimento. A interação é totalmente espontânea, já que quase sempre a empresa não tem o controle. Afinal, mesmo que você não queira, as pessoas vão produzir conteúdo sobre ela em dois momentos. Primeiro quando a experiência é boa e segundo quando é desastrosa.

E para quem tem pouca verba para investir em produção de conteúdo, a dica é utilizar essa interação para criar conteúdos, utilizando-os, inclusive, como fonte para elaborar artigos. É importante ressaltar a importância de uma pessoa encarregada de cuidar deste espaço, que tenha o controle das imagens e palavras, para que nada inapropriado seja mostrado.

Crie hashtags para incentivar a criação de conteúdos pelos seus usuários

Além de criar conteúdo, as hashtags geram a divulgação da empresa ou serviço e aumentam o engajamento dos seus clientes. Assim, a criação de hastags ajudam a coletar e exibir o conteúdo em suas redes. Essa é uma maneira simples de captar quem está vivenciando a experiência.

Avaliações e depoimentos

As avaliações e os depoimentos são simples e ainda é possível integrá-los ao seu site ou redes sociais. Além do formato de texto, pode-se estimular o cliente a tirar fotos com os produtos, assim compradores interessados podem vê-los além das fotos oficiais, gerando ainda mais confiabilidade.

Uma outra possibilidade é oferecer descontos ou cupons para quem avaliar o seu produto, um estímulo para compras e feedbacks. Um exemplo é a avaliação por meio do Facebook ou dos reviews do Google Meu Negócio.

A AO5 está sempre ligada nas novidades e preparada para atendê-lo da melhor forma possível, tornando a sua experiência especial e positiva. Portanto, quando o assunto for alavancar o seu negócio por meio do marketing de conteúdo, não hesite em nos procurar. Ficaremos felizes em te ajudar!

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time