Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

O Word Mapping – ou mapeamento de palavras – é uma técnica de copywriting que consiste em identificar e relacionar as palavras-chave de um produto ou serviço com os desejos e necessidades do seu público-alvo.

A técnica é extremamente útil para direcionar o marketing da sua empresa, uma vez que ajuda a identificar processos importantes. Tais como descobrir os principais anseios do seu público e, a partir disso, criar campanhas e conteúdos mais assertivos.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um mapeamento de palavras e como aplicá-lo no marketing da sua empresa.

Por que escrever textos para vender da forma certa faz toda a diferença?

O copywriting é, sem dúvidas, uma das maiores e mais antigas estratégias de marketing. Afinal, a criação de textos persuasivos é capaz de levar o cliente a realizar uma ação que você deseja.

O Word Mapping está entre as mais diversas técnicas de copywriting. Ele foi criado pelo empresário e especialista em marketing Eben Pagan. Nesta técnica, as palavras ditas pela persona são analisadas, categorizadas e combinadas da melhor forma durante a criação de conteúdo.

A realização do Word Mapping é bastante simples e é muito importante para potencializar as suas vendas. Isso porque o uso correto desta técnica permite estabelecer uma comunicação íntima com o cliente. Isso fa com que ele se sinta ouvido e compreendido.

Sendo assim, vamos ver a seguir o passo a passo para a correta aplicação da técnica de Word Mapping.

Defina a persona e as palavras que ela mais utiliza

Antes de mais nada, é necessário conhecer e entender quais são as dores da sua persona. Quais são as frustrações que ela enfrenta no dia a dia? Quais são os seus sonhos?

Feito isso, pesquise quais são os termos e palavras que ela costuma utilizar para expressar suas dores, medos e desejos. É importante se atentar aos termos e palavras que mais se repetem e que expressam suas dores e necessidades.

Divida as palavras em categorias

Esta é a etapa em que você organiza todas palavras encontradas e as divide entre “boas” e “ruins”. Para isso, considere o impacto emocional que cada palavra pode causar na sua comunicação.

Desse modo, é possível saber quando utilizar determinadas palavras para conseguir criar uma conexão positiva com o seu público.

Alguns exemplos de palavras boas são “enriquecer”, “independência financeira”, “faturamento”. Já as palavras ruins costumam ser “perder dinheiro”, “prejuízo”, “falir”, etc.

Defina a intensidade de cada palavra

Após categorizar as palavras e dividi-las entre boas e ruins, é chegada a hora de atribuir uma nota a elas. Esta nota deve ser de acordo com o nível de impacto que a palavra pode causar ao cliente.

As palavras que representam os maiores medos e desejos do cliente, recebem as notas mais altas. Desta maneira, você consegue visualizar de forma organizada as palavras com maior potencial de engajamento para a criação dos seus conteúdos.

Qualidade de palavras

A missão de chamar a atenção da persona consiste em utilizar palavras de qualidade. Isto significa que algumas palavras podem chamar mais a atenção do que outras. Sendo assim, devemos escolhê-las com base no impacto emocional.

Por exemplo, se você estiver vendendo um produto para cuidados com a pele, as palavras-chave relevantes precisam refletir essa busca. Elas podem ser: “cuidados com a pele”, “produtos para skin care”, “tratamentos para a pele” e “cosméticos”.

Com essas palavras em mente, você pode começar a pensar em frases e headlines que as incluam de forma estratégica. Algumas ideias podem ser: “A melhor maneira de cuidar da sua pele”, “Os produtos certos para os seus cuidados com a pele” e “Tratamentos inovadores para os seus cuidados com a pele”.

Além disso, você também pode usar estas palavras-chave para criar conteúdos ricos em informações sobre os seus produtos e serviços. Por exemplo, um artigo intitulado “Cuidando da sua pele no inverno” pode incluir informações valiosas sobre os melhores tratamentos. E também produtos que ajudam a manter a pele hidratada e saudável durante o inverno.

Lembre-se sempre de que as palavras são importantes – especialmente quando se trata de copywriting. Ao fazer o mapeamento das palavras relevantes para o seu negócio, você está garantindo que elas serão usadas da forma mais estratégica possível nas suas comunicações. Isso irá maximizar o impacto das suas ações de marketing, gerando resultados melhores para o seu negócio!

Word Mapping na Prática

Anúncios

Ao criar um anúncio, o objetivo é despertar o interesse do leitor e levá-lo a clicar no link. Assim, ele irá saber mais sobre o produto ou serviço oferecido. Por isso, é importante usar palavras que chamem a atenção e despertem a curiosidade. Algumas boas opções são: descubra, agora, melhor, incrível, surpreendente.

Artigos de blog

Na hora de escrever um artigo de blog, o ideal é usar palavras-chave que sejam relevantes para o assunto tratado. E que também sejam buscadas pelos internautas.

Assim, além de aumentar as chances do seu texto ser encontrado por clientes potenciais, você também os convence a lê-lo.

Outra dica é utilizar títulos chamativos para aumentar as visualizações do seu post. Uma boa estratégia é fazer perguntas no título dos artigos. Por exemplo: você sabe como funciona o mapeamento de palavras?

E-mail Marketing

Nos e-mails marketing, as palavras utilizadas são importantes não somente para despertar o interesse do destinatário. Mas também para fazer com que ele abra e leia todo o conteúdo enviado.

Por isso, invista em títulos curtos e diretos que chamem a atenção para os benefícios oferecidos. Por exemplo: aprenda como fazer Word Mapping para melhorar seus textos!

Outra dica é utilizar verbos no imperativo, como em “Descubra agora os segredos do mapeamento de palavras!”. Isso contribui para transmitir urgência e fazer com que o destinatário não perca tempo na hora de ler sua mensagem.

Considerações Finais

O Word Mapping é uma estratégia de copywriting que ajuda a organizar as palavras-chave relacionadas às dores e desejos dos clientes. Desta forma, é possível criar conteúdos capazes de gerar conexão com o público.

Sendo assim, não esqueça: seus conteúdos e headlines devem sempre contar com as palavras-chave de maior impacto emocional. Desse modo, seus resultados serão sempre positivos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time