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6 indicadores de marketing e vendas que são fundamentais para todo gestor

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 07 de set 2020

Todo mundo quer ganhar mais dinheiro, não é mesmo? E aquele que é dono do seu próprio negócio, talvez seja um dos perfis que mais se cobra para obter lucratividade. Todavia, o que difere o idealizador de um gestor é o seu senso de empreender. Lógico, todos precisamos ser sonhadores. Mas para sermos empresários, de fato, é preciso observar, estudar, pesquisar cenário e aplicar estratégias específicas que permitam alcançar esse objetivo. Desse modo, os indicadores de marketing tem uma importância fundamental.

Crédito: Divulgação.

Por isso, avaliar indicadores de marketing e de vendas é algo de extrema importância. Afinal, eles consistem em uma das táticas mais eficientes, já que ajudam o gestor a obter dados precisos e concretos para mensurar o progresso do negócio. Isso, claro, depende da taxa de retenção dos clientes.

Aplicar essas métricas pode ser o diferencial que o seu varejo necessita para potencializar o consumo na loja. E é o que nós, aqui da AO5 fazemos com maestria. Portanto, é neste intuito que propomos este artigo.

Mas, afinal, o que são indicadores de marketing e de vendas?

Indicadores de vendas são um tipo de indicadores-chave de desempenho que visam medir o desempenho da equipe de vendedores de um negócio. Sendo assim, eles também são conhecidos como KPI ou Key Performance Indicators).

Dessa forma, comumente aplicados em empresas ainda antes da realização de alterações no trabalho, são continuados depois delas. Portanto, isso permite que você, gestor, compreenda de forma quantitativa e qualitativa os resultados obtidos. Um processo feito por meio de um sistema de gestão específico para sua área.

Por meio deles se obtém dados e demais informações fragmentadas aos administradores do empreendimento. Desta forma, é possível identificar de maneira precisa os pontos de destaque para desenvolvê-los o quanto for necessário. Bem como encontrar pontos de melhoria para corrigi-los.

Conheça os principais indicadores de vendas

O fato dos indicadores de vendas trazerem informações úteis tanto para os colaboradores quanto para os gestores, faz deles algo de muita relevância. Eles contribuem para o alcance de metas e objetivos impostos para os colaboradores. Quanto na análise e avaliação dos gestores sobre este cenário, a fim de compreender se o cenário é ou não propício para investir, cortar gastos, alterar modo operacional entre outros pontos. Dentre os principais, citamos: 

Ticket médio

O ticket médio consiste na quantidade que os seus clientes despendem, em média, com os seus produtos. Sua fórmula é a seguinte:

Ticket médio = total bruto das vendas ÷ quantidade total das vendas

Seu resultado transmite a necessidade de tomar medidas para fazer com que os consumidores adquiram mais bens.

Volume de vendas

Consiste em contabilizar o número de clientes que fizeram compras no varejo dentro de um período, que pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC demonstra o montante que é necessário investir para a conquista de novos clientes e é obtido pelo seguinte cálculo:

CAC = custo total associado à aquisição de leads (CPL) ÷ quantidade de novos clientes

Taxa de conversão

Trata-se da relação entre as oportunidades geradas e a efetivação das vendas, sendo que o resultado consiste no percentual de leads que se converteram em clientes. Sendo assim, veja o cálculo:

Taxa de conversão = total das vendas ÷ oportunidades geradas × 100

Ciclo de venda

Também conhecida como a jornada de compra, é o tempo necessário para a efetivação de uma venda desde o primeiro contato do cliente com sua loja.

Mix de produtos

O mix de produtos tem um objetivo similar ao do ticket médio: aumentar a venda dos produtos por meio do oferecimento de uma quantidade maior de itens de interesse ao cliente, fazendo com que ele aumente suas vendas, conforme o seguinte cálculo:

(Modelos vendidos ÷ total dos modelos) × 100 = Positivação de produto

Na AO5 consideramos muito positivo trabalhar com estes indicadores, já que eles nos dão base para planejar estratégias dentro e fora do digital, com vista no crescimento dos negócios. Se ainda resta alguma dúvida ou se deseja ampliar seu conhecimento, entre em contato e converse hoje mesmo com a nossa equipe!