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Cliente ideal: como identificar o perfil do cliente “perfeito” para captar?

Autor: AO5 | Publicado em: 27 de mar 2019

Dentro de um mundo corporativo cada vez mais globalizado e plural, encontrar o cliente ideal é uma necessidade urgente para empresas de todos os segmentos e portes. Não há espaço para negócios que não sabem com quem estão falando, principalmente quando pensamos em internet. Criar sites, campanhas de Google Adwords, perfis nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e outras estratégias digitais “no escuro” é mais do que arriscado: é quase garantia de fracasso. E, quando pensamos em estratégias de prospecção, é fundamental conhecer com quem desejamos falar, nos comunicar.

 

O que é cliente ideal?

No universo do marketing digital, definimos cliente ideal como um perfil de uma pessoa hipotética que representa o consumidor final daquilo que uma empresa oferece. É a personificação (também chamada de humanização) de milhares de dados de mercado, pesquisas de públicos-alvo, indicadores sociais e geográficos e outros parâmetros técnicos.

O cliente ideal é, podemos afirmar, a transformação de planilhas, números em uma persona. No caso de empresas que vendem produtos online, uma buyer persona é o cliente ideal. Podemos exemplificar da seguinte maneira:

  • A empresa “Brasil” deseja alcançar o seguinte público-alvo: homens de 35 a 45 anos, casados, moradores de São Paulo, com renda superior a cinco salários-mínimos;
  • O cliente ideal, neste cenário, seria: Roberto, engenheiro-chefe de uma multinacional automotiva, 36 anos, morador do bairro do Ipiranga-SP, casado com Maria, pai de dois filhos (André e Bruno). Seus hobbies favoritos são: assistir filmes e séries e jogar online a partir de seu smartphone.

Notou a diferença? No primeiro tópico, a informação é muito genérica e superficial. Já no segundo momento, o cliente ideal “vira uma pessoa de verdade”, com nome, profissão, hobby, etc.

 

Como chegar ao cliente ideal?

Pesquise! Pesquise! Pesquise! Não tem segredo durante um trabalho que objetiva encontrar o cliente ideal de um negócio. É preciso ler pesquisas sobre os campos de atuação da empresa, dados de mercado, dados geográficos dos públicos-alvo e toda e qualquer pesquisa que possa direcionar um caminho.

Além disso, outra ótima estratégia é realizar entrevistas com os gerentes, líderes da empresa e com os colaboradores. Conhecer a fundo o que pensam as pessoas que dão vida ao negócio, que literalmente produzem as soluções que a empresa oferece, é essencial na busca pelo cliente ideal.

Você também pode ir a campo e entrevistar as pessoas compram daquela empresa. Neste caso, questione sobre suas motivações, o que gostam em seus produtos e serviços, o que poderia ser melhorado, etc.

Com todas as informações em mãos, na sequência, monte um modelo / ficha do cliente ideal proposto. Os campos abaixo devem ser preenchidos a partir de insights obtidos. São informações iniciais, que te ajudarão na “construção” do cliente ideal:

  • Nome
  • Gênero
  • Idade
  • Profissão
  • Estado civil
  • Filhos
  • Renda familiar
  • Hobbies
  • Interesses

Além dos itens acima, você também pode acrescentar (não há um limite) outras informações que considere importante. Lembre-se: quanto mais detalhes que personifiquem o cliente ideal, melhor.

 

Vantagens de encontrar o cliente ideal

É mais fácil vender e se relacionar com uma pessoa do que com um dado de mercado, não é mesmo? O cliente ideal, a personificação de um consumidor X, Y ou Z, direciona melhor todos os esforços de marketing, comunicação e até mesmo de produção, que uma empresa precisa realizar.

Faça o seguinte exercício a partir do exemplo de cliente ideal citado anteriormente: é mais fácil pensar e executar uma campanha de comunicação, por exemplo, sabendo o que o Roberto que realmente gosta, ou sabendo que homens de 35 a 45 anos desejam no mercado?

 

A AO5 encontra o cliente ideal do seu negócio!

Com anos de experiência no mundo do marketing digital, a AO5 é uma agência multidisciplinar e que conta com profissionais que pensam estrategicamente cada etapa da vida digital do seu negócio. É o que acontece na busca pelo cliente ideal!

Para cada cliente é desenvolvido um planejamento personalizado e focado no resultado, em objetivos. Com isso, ao identificarmos através de pesquisas e dados mercadológicos qual é o cliente ideal de um negócio, direcionamos esforços e estratégias com maior assertividade. Seja para criação de um site ou campanha de Google Ads, você pode contar com a gente!

Entre em contato hoje mesmo com nossa equipe comercial. Envie seu e-mail clicando aqui.

 

Imagem: natasaadzic | iStock / Getty Images Plus