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Como otimizar as etapas do fechamento do funil de vendas?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 25 de jun 2021

Não é exagero dizer que o fechamento do funil de vendas é a etapa mais importante para a sua empresa. Isto porque, durante ela, ocorrem os devidos encaminhamentos para a concretização da venda de seus produtos e serviços ao cliente em potencial.

Assim sendo, finalizar seu funil de vendas trabalhando suas etapas de forma e otimizada faz toda a diferença para que ele tenha sucesso. Por isso veja mais detalhes sobre isso a seguir. Entenda também o papel decisivo do marketing neste processo e como ele pode ajudá-lo.

Considerações importantes sobre o fechamento do funil de vendas

Muitas empresas consideram essa etapa desnecessária. Isto porque, no momento em que o lead dá o sinal de que irá fechar negócio e comprar um produto ou serviço, há uma tendência de ignorar o fechamento do funil.

Mas neste sentido é preciso dar atenção a um detalhe importante. Sinalizar uma compra não é comprar o que a sua empresa oferece de fato. Assim sendo, esta etapa do funil de vendas deve estar presente e devidamente organizada:

  • Aqui é preciso usar gatilhos que ajudem o cliente se decidir mesmo pela compra;
  • Além disso, também é muito importante continuar dando informações relevantes a ele;
  • Nela também é necessário usar um processo de vendas eficaz definido anteriormente;
  • Assim como as outras etapas, o fechamento do funil também precisa ser alimentado;
  • E claro, é fundamental ficar de olho em dados e informações gerais dadas por ele.

Para seguir esses passos com sucesso, o mais importante é ter uma estratégia definida. Neste sentido, o marketing pode ajuda-lo com soluções bastante eficientes.

Como amparar o cliente na etapa de fechamento do funil

Para se ater a etapa final do funil de vendas, vamos partir do princípio que você organizou todos os passos anteriores. Assim, durante a prospecção, qualificação, apresentação e negociação foi possível guiar o lead e qualifica-lo para a aquisição de seu produto e serviço.

Se isso foi feito da maneira certa, com certeza o marketing cumpriu um papel decisivo. Dessa forma, é preciso continuar suas mesmas estratégias no fechamento do funil de vendas. E para tanto, seguir algumas diretrizes fazem toda a diferença. Por isso dê atenção ao seguinte:

  • Invista em um marketing de conteúdo relevante e exclusivo nesta etapa. Disponibilize materiais como e-books e posts informativos detalhando tudo o que não foi falado de seus produtos e serviços anteriormente;
  • Além disso trabalhe com uma comunicação personalizada com os clientes em potencial. Uma ótima estratégia para isto é ter em mãos a persona que forma o lead, bem como as suas dores e expectativas que tem de seus produtos e serviços;
  • Aposte também em conteúdos multimídia. Áudios e vídeos, por exemplo, podem fazer toda a diferença no convencimento do cliente fechar o negócio de fato. Tenha em mente que não porque o lead foi convertido que ele não precisa mais de incentivo.

O mais importante é pensar nos dados, argumentos e estratégias que podem quebrar qualquer possível objeção e cativar de fato o lead. Além disso, ações de marketing eficiente já a curto prazo trarão uma grande guinada nesta etapa de seu funil. Isso aumentará muito suas vendas.

Informações importantes sobre fechamento e funil de vendas

O trabalho de garantir o aumento de vendas e fechamento de negócios no final do funil requer esforço e estratégia. É preciso informar, monitorar os resultados de vendas e adequar ações de acordo com o que os dados mostram.

Tenha em mente que, em todos esses passos, a estratégia certa de marketing precisa estar presente. Assim, não deixe de contar com profissionais especializados, capazes de criar um ambiente propício para a venda. Este deve ser informativo, focado no cliente e personalizado.

Neste sentido, a melhor escolha para a sua empresa é contar com quem entende do assunto. E se o setor de marketing de seu negócio está precisando de uma força, podemos te ajudar.

Um conselho valioso da AO5 para você

Enquanto a sua empresa se concentra em encontrar as melhores soluções para os seus clientes, deixa que a AO5 elabora a estratégia de marketing perfeita para o fechamento de seu funil de vendas. Juntos nós vemos encontrar as melhores soluções para garantir a decisão de compra dos clientes em potencial. Fale com a gente hoje mesmo.