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Como usar o marketing para identificar e conquistar o cliente IDEAL para o meu negócio?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 03 de mar 2021

Você sabe como usar o marketing em prol do cliente ideal? Hoje em dia, o propósito desse recurso vai muito além de vender um produto ou serviço. Bem planejada, uma estratégia de marketing pode ajudar a identificar o público-alvo certo para o seu negócio.

No entanto, encontrar e conquistar esse cliente exige conhecimento e a equipe precisa saber aonde está pisando. A seguir, saiba como o marketing pode te ajudar nesse processo complexo que visa trazer o cliente ideal para a sua empresa.

Para usar o marketing e achar o cliente ideal, fique atento ao ICP

No marketing, o ICP ou Ideal Customer Profile (perfil do cliente ideal) deve ser definido para que a campanha acerte o alvo.

Não adianta você atrair um grande número de pessoas com uma campanha, mas esse público não ter o interesse em adquirir o produto. Assim, definir o perfil do cliente ideal é o primeiro passo para atraí-lo por meio do marketing.

Dessa forma, as ações serão mais direcionadas e sua equipe não perderá tempo e nem desperdiçará recursos.

ICP, público-alvo ou persona?

Bom, saiba que esses três elementos são diferentes uns dos outros. Cada um deles faz parte do processo que visa definir da forma mais clara possível quem é o cliente ideal para a sua empresa.

Diante disso, o primeiro passo é saber qual o público-alvo da campanha. Após definir esse público, é preciso criar representações desses clientes. Em outras palavras, isso é o que chamamos de persona.

Assim, o ICP é o resultado final disso tudo. Ele agrega o público-alvo e a persona, com o objetivo de elaborar o perfil do cliente ideal. Após bem definido, o ICP fará com que a campanha de marketing seja eficiente e traga resultados a curto prazo.

Com o ICP definido, a sua campanha tem tudo para decolar. Mas, lembre-se, toda a empresa precisar entender quem é o cliente ideal e não apenas determinados setores.

Impacto do marketing no perfil do cliente ideal na sua empresa

O perfil do cliente ideal proporciona a empresa mais possibilidades de conquistar o cliente. Dessa forma, podemos citar as principais vantagens em ter esse perfil definido:

  • Aumento da taxa de conversão: pois a estratégia de marketing foca em quem realmente quer comprar o produto. Assim, uma campanha bem direcionada vai atrair o futuro cliente. A partir daí, o setor de marketing pode encaminhar esse cliente diretamente para as vendas. Mas é importante marketing e vendas trabalhar juntos, para o sucesso de ambos;
  • Abordagem correta: quando você vai à campo sabendo o que procura, fica mais fácil elaborar uma estratégia assertiva. Nesse caso, ao chegar no setor de vendas, o cliente não tem muitas dúvidas, está mais seguro e convicto em adquirir o produto. Com isso, as vendas tendem a aumentar;
  • Melhora no relacionamento: esse ponto funciona como uma espécie de corrente ou efeito cascata. Quando a campanha atrai o cliente certo, a tendência é de melhora nas vendas. Com isso, você fideliza esse cliente. Encontrar o cliente ideal é muito bom, mas, fidelizar ele é melhor ainda. Assim, o relacionamento da empresa com esse tipo de cliente tende a fluir com mais naturalidade. Além disso, a satisfação e o engajamento também aumentam. Todos os setores saem ganhando.

Definindo o perfil do cliente ideal

Esse processo exige muita pesquisa e engajamento de toda a equipe. Para vendas B2C (feita para o consumidor final), muita coisa precisa ser levada em conta e catalogada, como por exemplo:

  • Engajamento do cliente com a empresa;
  • Frequência de compra;
  • O quanto é importante seu produto para o cliente?

Também é necessário ter em mãos a característica do cliente atual. Dessa forma, com esses dados em mãos, é possível identificar se a sua campanha precisa de algum redirecionamento.

Já para vendas B2B (feita para outras empresas), o mais importante é analisar o segmento de atuação, além do porte e localização da empresa.

A partir daí, a estratégia precisa ser focada em soluções de acordo com o problema de cada cliente. Hoje, muitas ferramentas estão disponíveis para identificar quais clientes se encaixam ou não no seu perfil. Dessa forma, a AO5 te ajuda a encontrar o cliente ideal para o seu negócio.