Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Partindo do princípio de que o Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair clientes e direcioná-los durante a jornada de compra com conteúdo de qualidade, trata-se de uma alternativa bem interessante. Além de tudo, ela pode ser muito eficiente para educar esse cliente e entregar valor, fatores que conectam ainda mais a relação dele com a sua marca ou serviço. 

Inbound marketing – funil

Assim, compreender este processo e poder estruturá-lo com embasamento pode gerar um maior aproveitamento de todas as etapas do funil, que te levarão a vendas mais “certeiras”. Com isso, tempo, processos e estratégias são otimizados, bem como o seu desempenho. 

No Inbound Marketing, a publicidade para promover produtos, serviços e marcas pode se dar por meio de blogs corporativos, podcasts institucionais, vídeos no YouTube, envio de newsletter e muito mais. Na AO5 o planejamento estratégico da equipe apresenta diversas alternativas para que as empresas avaliem o que é mais viável e funcional retornar em suas marcas. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto e aplicar suas técnicas nos negócios? Então, acompanhe o artigo!

Funil de vendas: o que é e como funciona 

Funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada de compras do cliente. Suas etapas e gatilhos justificam e orientam no suporte à jornada de compra realizada pelo cliente. Assim, por meio dele, se compreende o processo percorrido pelo cliente desde o primeiro contato com a marca até o fechamento da compra. Ou seja, é um processo feitos por etapas, assim como uma compra. 

Atração e descoberta

Também conhecida como ToFu (top of the funnel), o topo de funil trata-se da etapa inicial, onde se faz o aprendizado e descoberta de um problema que precisa ser resolvido. A ideia aqui é, quando a persona percebe que tem um problema, que seja despertada para a existência da empresa que tem a solução (no caso a sua). Assim, você precisará educá-lo com conteúdos ricos, que informem e também facilitem a vincular sua marca a solução, como infográficos e eBooks.

E é por meio destes materiais que exigem preenchimento de formulários que se passa para a outra etapa. No momento em que dados como nome, e-mail e profissão são fornecidos pelo visitante, ele se torna um Lead e avança no funil de vendas.

Reconhecimento do problema

Esta etapa também é conhecida como MoFu (middle of the funnel) ou meio do funil e busca apresentar alternativas para que o lead resolva as necessidades que ele ainda não tem muita certeza de quais são, mas sabe que existem e que precisam ser solucionadas.

Planilhas específicas ou até mesmo a compra de um software podem ser o que o lead precisa, mas, independentemente disso, sua função é ajudá-los com dicas e técnicas. Uma dica muito importante é: não queira vender uma solução a qualquer custo. Ao invés disso, priorize o amadurecimento e qualificação desse lead. Com os elementos certos, a tendência é que existam maiores chances de ele passe etapas, chegando no final do funil.

Consideração de solução

Sim, estamos quase lá. Nesta etapa, depois de identificar um problema e algumas possíveis soluções, o cliente começa a ponderar as opções existentes no mercado para tomar uma decisão. Assim, você já imagina o que fazer, não é mesmo?

É neste ponto que é essencial produzir e enviar conteúdos mais técnicos e objetivos para os leads, para que eles compreendam que há como solucionar o problema. A ideia aqui é passar para a etapa seguinte, aqueles que realmente são mais propensos, de forma a evitar perder um possível cliente por querer acelerar os processos.

Aqui eles são prospects e tendem a virar cliente, passando para a próxima etapa, se realizarem a compra, não é?! A questão a atentar, e aí vai uma dica, é: mostre-se atento ao seu possível cliente. Faça com que ele se sinta seguro com você. Que confie e saiba que você é alguém de confiança, para que ele efetue a compra e avance dentro desta jornada.

Decisão de compra

O tal BoFu (bottom of the funnel), como também é conhecido o fundo do funil, é o estágio onde os leads qualificados se tornam oportunidades. É aqui, afinal, que ocorre a decisão de compra. Ou seja, é aquela etapa onde estas personas estão prontas para serem abordadas pelo time de vendas da sua empresa. 

Na AO5, o time técnico realiza o planejamento estratégico de cada uma dessas etapas. Saber reconhecer o estágio em que se encontram os clientes é fundamental para a efetivação da venda. Por isso, busque por quem sabe o que está fazendo quando for executar os seus planos ou mesmo começar um planejamento do zero. 

 

 

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time